Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O guia contra quedas

Disponível online, compilação de dicas para prevenir esse tipo de acidente — que pode ser bem sério — promete ter impacto positivo no bem-estar dos idosos

Por Vand Vieira
Atualizado em 14 fev 2020, 18h23 - Publicado em 28 set 2017, 16h21
como-evitar-quedas-em-idosos
Um em cada quatro idosos já sofreu uma queda  (Ilustração: Daniel Almeida/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Para celebrar o Dia do Idoso, 1º de outubro, a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait) acaba de lançar um guia de prevenção de quedas na terceira idade. O documento reúne cuidados importantes para tornar a casa um ambiente realmente seguro para os mais velhos e pode ser encontrado no site da entidade.

“Ausência de corrimão, tapetes soltos, pisos molhados, assento sanitário muito baixo, asfalto esburacado e calçadas mal conservadas são os fatores externos que mais causam quedas”, comenta, em um comunicado à imprensa, o médico Bruno Pereira, autor do trabalho e presidente do Capítulo São Paulo da Sbait.

Segundo ele, a iniciativa beneficia em diversos aspectos quem já passou dos 60 anos. “Por causa da fragilidade do corpo nessa fase da vida, é maior o risco de uma queda provocar fraturas, redução da capacidade funcional, isolamento social, depressão e até morte”, alerta o expert.

O maior risco de tomar um tombo na terceira idade tem algumas justificativas. Entre elas, o déficit de equilíbrio, a fraqueza muscular e o sedentarismo, todos mais comuns nessa faixa etária. De acordo com o guia em questão, a cada segundo pelo menos um idoso cai em casa ou na rua ao redor do globo.

Como prevenir quedas na sala e nos corredores

– Não deixe brinquedos e outros objetos pequenos espalhados pelo chão. Fios e extensões elétricas também não devem ficar pelo caminho.
– Luzes com sensor de movimento em locais de pouca luminosidade e barras de apoio podem ser úteis.
– Desloque móveis que barram o acesso entre os ambientes da casa.
– Evite sofás baixos e macios para reduzir a dificuldade ao levantar.
– Nas escadas, mantenha os degraus livres de objetos e invista em corrimãos, fitas antiderrapantes e interruptores de luz.

Continua após a publicidade

Na cozinha e na área de serviço

– Não utilize armários muito altos, que necessitam de bancos ou escadas para que certos objetos sejam alcançados.

No banheiro

– Aumente a altura do vaso sanitário com um elevador de assento e instale barras de apoio para facilitar na hora de sentar e levantar.
– Ponha tapetes emborrachados e antiderrapantes no box e instale barras de apoio dentro para auxiliar na movimentação. Utilize uma cadeira resistente e firme dentro do box se tiver dificuldade de se abaixar durante o banho.
– Opte por lâmpadas fluorescentes.
– Compre cortinas, pia e vaso de cores diferentes do piso. O contraste ajuda a evitar tropeções.

No quarto

– Veja se não é o caso de instalar um interruptor de luz ou abajur ao lado da cama. Assim, a pessoa não precisa levantar no escuro.
– Se tiver tapetes no quarto, prenda-os ao chão.
– Evite camas muito baixas e colchões macios demais para diminuir o esforço ao deitar ou levantar.

Continua após a publicidade

O que fazer em casos de queda?

Busque ajuda com o SAMU (192), o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190), informando o ocorrido e as informações médicas do idoso com detalhes. Enquanto os profissionais não chegam, tente mantê-lo calmo e imóvel – se houver sangramento, é importante cobrir e comprimir o ferimento com um pano limpo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.