A FDA, agência regulatória americana, aprovou uma vacina inédita contra um patógeno em alta que atormenta sobretudo os mais novos e os mais velhos. Trata-se da Arexvy, produzida pela GSK e voltada à prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR) em idosos.
O agente infeccioso é uma grande causa de pneumonia e insuficiência cardiorrespiratória nesse grupo. “Quanto mais velho o indivíduo, mais perigoso se torna o vírus. Até porque é comum que fatores de risco se acumulem a partir dos 70 anos”, diz a médica Maisa Kairalla, presidente da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
+ Leia também: VSR: um vírus pouco conhecido, mas muito perigoso
O estudo que embasou a liberação do imunizante reuniu quase 25 mil pessoas com 60 anos ou mais. Os pesquisadores viram que quem tomou a picada contra o VSR ficou 83% mais protegido contra infecções do trato respiratório inferior. A eficácia na prevenção de casos graves alcançou 94%.
Ainda não há previsão para a chegada da vacina ao Brasil.
Ameaça aos bebês
O vírus sincicial respiratório está por trás de uma quantidade expressiva de casos de bronquiolite e pneumonia até os 2 anos de idade, elevando a taxa de internações nessa faixa.
Quanto mais novinho o bebê, maior o risco de complicações. Afinal, o sistema de defesa deles ainda está em formação.
+ Leia também: O que é a gripe e como se defender dela?
No início, o VSR pode causar sinais similares aos de uma gripe, com espirros, febre, falta de apetite e irritabilidade. Depois, vêm o chiado no peito, a tosse e a falta de ar.
Uma vacina aplicada em gestantes para proteger a criança está em fase de aprovação pelo governo dos Estados Unidos.
Sintomas virais
VSR lembra outras infecções respiratórias
- Febre
- Coriza
- Tosse
- Dor de garganta
- Chiado no peito