Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mortalidade por AVC e doenças cardíacas cai entre mulheres

Ministério da Saúde informa que esses problemas estão menos letais do que antes no sexo feminino. Mas eles ainda matam demais

Por Agência Brasil
11 mar 2019, 14h05
causas de doenças cardíacas e avc em mulheres
A mortalidade por AVC e doenças cardíacas caiu ligeiramente entre o sexo feminino (Ilustração: Ana Cossermelli/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

O acidente vascular cerebral (AVC) e as doenças cardíacas estão matando menos as mulheres com idade entre 30 e 69 anos no país. Estudo do Ministério da Saúde mostra que, no período de 2010 a 2016, a taxa de mortalidade por AVC diminuiu 11% e por doenças cardíacas, 6,2%.

Os dados do estudo Saúde Brasil 2018, divulgados em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, revelam que os óbitos por AVC caíram de 39,5 para 35,2 por 100 mil habitantes do sexo feminino. As doenças cardíacas apresentaram queda de 55 para 51,6 mortes por 100 mil.

Apesar dos números positivos, as duas doenças continuam sendo as que mais matam a população feminina entre 30 e 69 anos. E ambas podem ser prevenidas, principalmente cuidando de fatores de risco como tabagismo, inatividade física, o uso nocivo do álcool e a falta de alimentação saudável.

Além de AVC e enfermidades cardíacas, o estudo do ministério aponta o Alzheimer, as infecções respiratórias e o diabetes como outras grandes causas de morte das brasileiras.

Este conteúdo foi produzido originalmente pela Agência Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.