Inverno: Revista em casa a partir de 10,99

Menopausa: conheça 4 exames que ajudam a identificá-la

Embora o seu diagnóstico seja essencialmente clínico, podem ser solicitados testes complementares para verificar outras causas para a ausência de menstruação

Por Luana Pazutti
22 nov 2024, 17h00
menopausa-sintomas-exames
Idade, ausência de menstruação por um ano e relato dos sintomas costumam ser suficientes para diagnosticar a menopausa antes de qualquer exame (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Além da ausência de menstruação, a menopausa surge acompanhada de uma série de sintomas. Ondas de calor, dificuldades para dormir, oscilações de humor e dores corporais são alguns deles.

Embora desperte repulsa em grande parte das mulheres, essa é mais uma das fases que o corpo feminino atravessa naturalmente ao longo da vida e, quanto antes for identificada, mais tempo haverá para se adequar às mudanças.

Você acha que a menopausa está chegando, mas ainda não tem certeza? Conheça os primeiros sinais do fenômeno e saiba como diagnosticá-lo.

+Leia também: Em média, brasileiras entram na menopausa aos 48 anos; só metade se trata

Em primeiro lugar, você sabe o que é a menopausa?

A menopausa se refere ao término do ciclo menstrual, que costuma ocorrer perto do 50º aniversário, embora isso varie muito. Ela está associada ao funcionamento reduzido dos ovários, que passam a produzir menos hormônios.

Esse fenômeno natural é diagnosticado a partir da ausência de menstruação por 12 meses consecutivos. No entanto, esse não é o único sintoma: a fase se caracteriza por uma série de alterações hormonais, que atingem tanto o físico quanto o psicológico.

Quais sinais indicam que a menopausa está chegando?

A principal manifestação da menopausa é a ausência de menstruação. No entanto, antes de parar definitivamente, o ciclo menstrual costuma apresentar irregularidades. Durante o período pré-menopausa ou climatério, as mulheres podem passar alguns meses sem menstruar.

Continua após a publicidade

Outro sintoma são as famosas ondas de calor, que surgem de forma inesperada e provocam sensação de calor intenso principalmente na parte superior do tronco, no pescoço e no rosto. Na maioria das vezes, são acompanhadas por suor excessivo e vermelhidão.

Oscilações de humor, dores corporais, dificuldade para dormir, fadiga, falta de libido, ressecamento na pele e inchaço abdominal também são comuns. Além disso, essa fase costuma acarretar alterações urogenitais, que podem provocar dores durante as relações sexuais e incontinência urinária.

Exames para diagnosticar a menopausa

A recomendação é buscar orientação de um médico ginecologista assim que forem identificados os primeiros sintomas.

Embora o diagnóstico da menopausa seja essencialmente clínico e se torne conclusivo apenas um ano após a última menstruação, alguns exames de sangue podem ser solicitados, entre eles:

Continua após a publicidade

FSH

Indicado para mulheres com idades entre 40 e 45 anos, esse exame mede os níveis do hormônio folículo-estimulante, que promove a maturação dos óvulos durante a idade fértil.

Os valores dessa substância variam de acordo com a idade da mulher e a fase do período menstrual. Durante a menopausa, a sua presença costuma se intensificar, indicando uma diminuição na função ovariana.

LH

Esse teste verifica a concentração do chamado hormônio luteinizante, que é responsável pela ovulação e produção de progesterona. Os seus níveis costumam se intensificar tanto durante o período ovulatório quanto na menopausa.

Estradiol

Apesar de não ser suficiente para confirmar a menopausa, a verificação dos níveis de estradiol ajuda a avaliar o funcionamento dos ovários e identificar a causa da ausência da menstruação. Os seus níveis, entretanto, variam de acordo com a fase do ciclo menstrual e a idade da mulher.

Continua após a publicidade

Prolactina

Responsável pelo crescimento das mamas durante a puberdade e por estimular a produção de leite na amamentação, esse hormônio costuma aumentar durante a menopausa.

Outros exames

Além dos exames de sangue, podem ser prescritos testes para verificar a saúde dos ossos, que é fortemente afetada pelas mudanças hormonais. O principal deles é a densitometria óssea. Uma ultrassonografia também pode ser importante para avaliar o tamanho dos ovários, que ficam menores durante a menopausa.

A realização desses testes, contudo, raramente é necessária para atestar o fenômeno, que geralmente é identificado a partir das queixas feitas no consultório.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.