Inverno: Revista em casa a partir de 10,99

Meningite: vacina ACWY para bebês chega ao SUS

Antes limitado a adolescentes, imunizante que protege contra mais sorogrupos da bactéria agora também deve ser aplicado aos 12 meses de vida

Por Maurício Brum
Atualizado em 1 jul 2025, 14h20 - Publicado em 1 jul 2025, 14h19
vacinacao-meningite-acwy-bebes-meningococica
Imunização contra a meningite bacteriana deve ser feita em duas doses, aos três e cinco meses de vida, com reforço aos 12 meses (Filipe Karam / PMPA/Reprodução)
Continua após publicidade

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacinação contra a meningite a partir desta terça-feira (1º), passando a ofertar a vacina meningogócica ACWY pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também para bebês de 12 meses de vida. O objetivo é melhorar a proteção contra as formas graves de meningite.

A ACWY já existia no SUS, mas, antes, a aplicação era limitada a adolescentes na faixa de 11 a 14 anos. Com a nova diretriz, bebês passam a receber o reforço também com esse imunizante.

Saiba mais sobre a mudança.

+Leia também: O que é a meningite bacteriana e por que ela preocupa tanto?

O que muda agora?

O esquema básico de vacinação continua o mesmo: bebês devem ser vacinados contra a meningite em duas doses, aos três e cinco meses de vida, recebendo um reforço aos 12 meses.

Até aqui, tanto as doses básicas quanto o reforço eram feitos com a vacina meningocócica C. Agora, esse imunizante segue sendo aplicado nas duas primeiras doses, mas o reforço passará a ser feito com a ACWY.

Antes, a ACWY era disponibilizada na rede pública apenas para adolescentes, como dose única ou reforço, de acordo com o histórico vacinal de cada um.

Continua após a publicidade

+Leia também: Caderneta de vacinação: quais doses a criança deve tomar – e quando

Qual a diferença da vacina ACWY?

Todas as vacinas são seguras e eficazes. A principal diferença a ACWY é que ela amplia a proteção para incluir também outros sorogrupos da bactéria causadora da meningite.

A resposta está no nome: enquanto a meningocócica C protege somente contra o sorogrupo C, a ACWY protege contra os sorogrupos A, C, W e Y.

Segundo a Nota Técnica que determinou a mudança, crianças que já receberam o esquema básico e o reforço não precisam voltar para ganhar a ACWY. Por outro lado, aquelas que ainda não tiveram a aplicação do reforço aos 12 meses podem recebê-lo antes de completar o 5º aniversário (ou seja, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias de vida).

A vacinação em dose única ou como reforço segue disponível para a faixa dos 11 aos 14 anos.

Continua após a publicidade

Perigos da meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem o cérebro, conhecidas como meninges. Um dos tipos mais comuns é a meningite bacteriana, de origem infecciosa, que pode ser prevenida através da vacinação.

Quando se agrava, o quadro pode levar à morte, tornando fundamental a prevenção. Índices de imunização apresentaram uma queda em todo o país ao longo da última década, e ainda estão abaixo da meta do Ministério da Saúde. Segundo dados da pasta, o Brasil já teve 4,4 mil casos de meningite registrados em 2025, com cerca de 1,7 mil tendo origem bacteriana.

+Leia também: O que é a meningite bacteriana e por que ela preocupa tanto?

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.