Manobra de Heimlich: como fazer o procedimento que resolve engasgos
Técnica pode ajudar a salvar uma vida em situação de emergência

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada para o auxílio de pessoas diante de um engasgo. A medida pode ser aplicada desde que haja o conhecimento e treinamento adequados, especialmente por pais, cuidadores e educadores.
Em geral, as pessoas tendem a engasgar com alimentos durante as refeições. No entanto, a obstrução das vias aéreas pode ocorrer devido à presença de objetos ou líquidos, como saliva, muco, sangue ou vômito.
Os sinais de que alguém está engasgando incluem colocar as mãos em volta do pescoço com as mãos, respirar com dificuldade ou fazendo barulho, mostrar dificuldade para tossir ou falar.
Saiba mais sobre a manobra de Heimlich, que pode salvar uma vida.
+ Leia também: Como evitar um afogamento – e o que fazer se ele acontecer
O que é manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é um procedimento de emergência utilizado para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que está engasgando. O nome da técnica faz menção ao médico norte-americano Henry Heimlich, cirurgião torácico falecido em 2016, que desenvolveu o método na década de 1970.
“Atrás do indivíduo, colocamos o dorso da mão na boca do estômago e fazemos um movimento semelhante ao da letra J [de fora para dentro, de baixo para cima], realizando compressão abdominal e elevando a pessoa até que ela consiga desengasgar”, explica o médico Thomaz Bittencourt Couto, do Centro de Simulação Realística e professor assistente do Ensino Einstein.
A posição mais adequada varia de acordo com a idade e altura de quem está passando mal. No socorro a crianças, por exemplo, pode ser necessário ajoelhar no chão para alcançar o mesmo nível.
Vale pontuar que não há um número fixo de compressões. Os movimentos devem ser feitos até que o objeto saia ou caso a pessoa piore e fique inconsciente (veja quadro abaixo).
“Engasgos prolongados levam a quedas na oxigenação do sangue, com risco eventual de parada cardiorrespiratória. Então, permaneça fazendo a manobra até deslocar o corpo estranho o suficiente para o paciente ter um desengasgo total ou pelo menos uma desobstrução parcial para que ele consiga respirar ou tossir efetivamente”, pontua o professor.
+ Leia também: Queimaduras: saiba como evitar acidentes domésticos

Como socorrer bebês com engasgo
Bebês costumam se engasgar com leite materno ou objetos colocados na boca em momento de distração do cuidador. Os indícios são alterações moderadas a graves na respiração, chiado no peito, lábios e unhas de coloração roxa, pele pálida ou vermelhidão.
No momento de sufoco, crianças menores de um ano podem ser auxiliadas de outra forma devido à sensibilidade do corpo em formação. O primeiro passo é ligar ou pedir a alguém para acionar o serviço de emergência.
Costas
O pequeno deve ser posicionado em cima do antebraço do adulto, com o rostinho para o chão. É importante segurar a cabeça sem obstruir boca e nariz. Segurando firme, sobre o joelho, bata cinco vezes na parte de cima das costas, levando os movimentos para frente.
Peito
Com a face para cima, apoie as costas da criança no antebraço. Mais uma vez na perna, use dois dedos bem no centro do peito, sobre o osso esterno, para pressionar a área cinco vezes.
É recomendado repetir esse ciclo até a chegada do apoio profissional. Caso o pequeno fique desacordado, inicie a massagem cardiorrespiratória.