Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Mães saudáveis diminuem risco de obesidade nos filhos, diz estudo

Se as mães seguirem cinco hábitos saudáveis, seus filhos terão probabilidade 75% menor de ficarem obesos, de acordo com novo trabalho

Por Maria Tereza Santos
Atualizado em 18 ago 2020, 10h50 - Publicado em 14 jul 2018, 11h45
como combater a obesidade infantil
Estudo mostra que, se mães seguirem cinco hábitos saudáveis, podem prevenir que seus filhos se tornem obesos (Foto: iS/iStock)
Continua após publicidade

Adotar uma alimentação balanceada, fazer exercícios regularmente, manter um peso adequado, beber com moderação e não fumar. Uma mãe que cumpre essas cinco regrinhas não só beneficia a própria saúde, como diminui consideravelmente o risco de seus filhos se tornarem obesos.

A receita vem de uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, os filhos dessas mulheres têm uma probabilidade 75% menor de desenvolverem obesidade. Além disso, se as crianças seguirem os mesmos cinco passos, esse número alcança 82%.

Para chegarem a essa conclusão, os cientistas examinaram os dados de 24 289 crianças e jovens entre 9 a 18 anos de idade e de suas mães (16 945 mulheres). Ao longo de cinco anos, 1 282 pequenos (5,3% da amostra total) ficaram bem acima do peso.

A pesquisa também revela que, mesmo se uma mulher incorporar apenas um desses hábitos, a saúde da prole já será afetada positivamente – isso em comparação com um menino ou menina cuja mãe não segue nenhuma daquelas cinco orientações.

Continua após a publicidade

Exemplo: só de se manter no peso adequado, uma mãe reduziria em 56% o risco da próxima geração brigar com a balança. Já o filho de uma mulher que não fuma tem uma probabilidade 31% menor de ficar obeso.

A obesidade infantil é um problema que atinge 41 milhões de crianças menores de 5 anos no planeta, de acordo com a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Devido a isso, condições que antes eram quase exclusivas aos adultos agora afligem mais e mais jovens. Estamos falando de colesterol alto, hipertensão e diabetes tipo 2.

Aliás, o resultado da análise mostra que os cuidados com a forma física devem começar na infância e dentro de casa. Mas sem paranoia: em vez de focar no peso em si, especialistas sugerem valorizar os hábitos saudáveis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.