Livro investiga as origens da pandemia de Covid-19
Escritor americano faz trabalho de detetive e realiza a melhor síntese até agora da busca para entender de onde veio o coronavírus
Não haveria melhor escritor para investigar e nos contar o que a ciência sabe sobre o surgimento do vírus que mudou nossa história recente. E ele é David Quammen.
Em 2012, o americano já havia publicado um livro alertando para o risco iminente de micróbios saltarem de hospedeiros animais para o ser humano, gerando uma pandemia. Spillover é o título em inglês, fazendo referência ao fenômeno do “pulo” de uma espécie para outra. Traduzido pela Companhia das Letras, no Brasil ele saiu em 2020 como Contágio.
Pois a nova crônica de uma catástrofe anunciada e as teorias e provas que documentam como o coronavírus chegou ao ser humano e se espalhou são o mote de Sem Fôlego, a última obra do autor.
Nela, Quammen persegue, após entrevistar dezenas de cientistas e digerir uma pilha de artigos sobre genética, microbiologia e epidemiologia, os prováveis caminhos e a evolução desse patógeno de origem zoonótica até ele virar nossa vida de pernas para o ar.
Um trabalho repleto de mistérios, pistas, descobertas e perguntas que ainda precisam ser respondidas.
Sem Fôlego - A Corrida Científica para Derrotar um Vírus Mortal
+ LEIA TAMBÉM: Os artigos do virologista Paulo Eduardo Brandão em Virosfera
Perguntas que exigem respostas
Questões que o escritor David Quammen elucida e debate no livro
Onde e como surgiu o vírus Sars-CoV-2?
A explicação mais aceita remete a morcegos no Sudeste Asiático. O vírus evoluiu e se adaptou ao homem após anos de contato interespécies.
Ele não teria escapado de um laboratório?
Embora a origem zoonótica seja bem mais provável, a OMS começou (e não concluiu) uma apuração na China para descartar essa hipótese.
Podemos imaginar que será erradicado?
Pelo padrão de disseminação e o fato de o vírus já ter infectado outros animais silvestres e domésticos, Quammen acredita que não.
As vacinas serão sempre eficazes?
O patógeno da Covid-19 sofre mutações que podem lhe dar a capacidade de escapar de imunizantes. Então eles terão de ser atualizados.
Outros vírus podem ter trajetória parecida?
Sem dúvida, e o escritor alerta para possíveis novas pandemias detonadas por vírus respiratórios, como os da família influenza e Sars.