Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

Língua pilosa: entenda o problema que deixa a língua preta e “peluda”

Maus hábitos de higiene e tabagismo são causas da condição, mas componente genético também é decisivo

Por Maurício Brum
9 Maio 2025, 14h58
lingua-preta-pilosa
Acúmulo de partículas dá aparência desagradável à língua (Mohammad2018/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Língua peluda? À primeira vista, parece um problema de outro mundo, mas acontece mesmo: a língua preta pilosa é uma condição em que parte das papilas gustativas acabam adquirindo uma aparência escurecida e que lembra pelos.

O problema afeta as chamadas papilas filiformes, pequenas protuberâncias milimétricas que, em condições normais, descamam naturalmente e mantêm uma aparência rosada. Quando isso não ocorre a contento, o acúmulo de partículas na superfície lingual pode levar à alteração que, embora não seja indício de algo grave, pode causar desconfortos estéticos e mau hálito.

Como surge a língua pilosa?

A língua preta pilosa surge por uma combinação de fatores genéticos e alguns aspectos modificáveis, relacionados aos hábitos e à higiene bucal de cada pessoa.

A alteração surge com mais frequência em quem faz uso mais frequente de substâncias que podem provocar o depósito de partículas escurecidas na língua, como é o caso de fumantes ou quem bebe muito café. O problema é agravado pela falta de higiene, especialmente se a pessoa com propensão não costuma escovar a língua.

No entanto, só fatores modificáveis nem sempre explicam o surgimento do problema.

Continua após a publicidade

É possível que alguém com hábitos ruins de higiene bucal nunca venha a desenvolver essa alteração, porque também há um componente genético: em algumas pessoas, as papilas filiformes são um pouco maiores, ou têm uma menor propensão à descamação natural, promovendo um maior acúmulo de sujeira.

Como é o diagnóstico da língua pilosa?

Em geral, o problema é identificado facilmente em uma consulta com dentista. A língua pilosa normalmente pode ser observada até pelo próprio paciente, já que a mudança de coloração (e a aparência “peluda”) é bastante visível. O profissional confirma a suspeita e pode descartar outros problemas com sintomas semelhantes.

Além do incômodo estético, pacientes com a língua preta pilosa costumam sofrer com halitose, que pode ser um sinal de alerta para o desenvolvimento do problema mesmo antes da mudança de cor se tornar mais perceptível.

Continua após a publicidade

Qual o tratamento?

Apesar de ser bastante incômoda, a língua pilosa não é sinal de uma doença mais grave, e pode até desaparecer sozinha em alguns dias.

Caso isso não ocorra, a maneira de acelerar a melhora de um quadro de língua preta pilosa passa por melhorar os hábitos de higiene bucal escovando bem os dentes e a própria língua  e evitar produtos conhecidos por agravar o problema, como derivados de tabaco e o café.

Mesmo após a resolução do problema, manter essas mudanças de hábitos também ajuda a prevenir a volta da língua pilosa.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.