Leo Dias internado: quando a pneumonia pode levar à UTI?
Jornalista está internado por conta da doença que acomete os pulmões, mas apresenta evolução favorável do quadro

Após cinco dias de internação hospitalar, o jornalista Leo Dias, de 49 anos, fez uma aparição nas redes sociais para atualizar sua situação de saúde aos fãs. Ele está tratando uma pneumonia na UTI do Hospital São Luiz Rede D’Or, na Zona Oeste de São Paulo.
Segundo o próprio Leo Dias e os boletins divulgados pelo hospital, a evolução do quadro é favorável. Clinicamente estável, ele não apresenta mais febre e respira sem a necessidade de equipamentos de suporte.
A expectativa é que o jornalista receba alta em até 48 horas, a depender da continuidade da evolução.
O que é a pneumonia
Quadros de pneumonia surgem em consequência de inflamações em estruturas do pulmão como os bronquíolos e o interstício.
Em geral, a doença está relacionada à ação de agentes infecciosos, como vírus respiratórios e bactérias, mas a pneumonia também pode acontecer devido à irritação causada por produtos químicos.
No caso de Leo Dias, embora o agente infeccioso não tenha sido divulgado, o hospital informou que o jornalista está sendo tratado com antibióticos, o que indica a presença de uma doença de origem bacteriana.
+Leia também: Pneumonia: o que é, sintomas, causas e tratamentos
Quando a pneumonia leva à UTI?
A pneumonia pode exigir internação hospitalar e até mesmo acompanhamento em UTI quando o acometimento dos pulmões leva a uma dificuldade respiratória mais significativa. Nesses casos, pode ser necessário recorrer a ventilação de suporte. A internação também pode ser necessária para acompanhamento conforme o tipo de antibiótico utilizado no tratamento.
As complicações do quadro costumam ser mais comuns em crianças com menos de 2 anos e idosos com mais de 60, além de pacientes com comorbidades.
No entanto, qualquer pessoa pode acabar tendo um agravamento da pneumonia, especialmente em momentos de enfraquecimento da imunidade, como após um período de doenças recentes, estresse, alterações na rotina ou na alimentação.
Esse pode ter sido o caso de Leo Dias, que atribuiu os problemas de saúde a uma viagem recente de 12 dias pela Ásia, seguida pela cobertura de uma turnê de Luan Santana, em São Paulo.