Qual será a próxima epidemia? Com base em buscas realizadas por mais de 160 mil médicos, a tecnologia conseguirá dar essa resposta na palma da mão dos profissionais.
Uma nova funcionalidade do aplicativo Afya Whitebook, chamada Radar Whitebook, utiliza inteligência artificial para identificar infecções em ascensão e possíveis surtos pelo Brasil.
“Com o app, os médicos têm acesso a dados detalhados sobre o cenário da saúde local de forma simples e prática”, descreve Lélio Souza, engenheiro e vice-presidente de Solução Prática Médica da Afya, empresa líder em educação médica.
+ Leia também: A tecnologia precisa fazer parte da base do sistema de saúde
A avaliação do aplicativo é feita a partir da análise do comportamento dos usuários, considerando não apenas o aumento de buscas por determinado termo como também a duração e consistência desse crescimento.
Isso tudo ajuda a estabelecer o que pode ou não ser um surto ou epidemia em determinada região. As análise são feitas diariamente e, com base nisso, a tecnologia é capaz de recomenda aos usuários conteúdos úteis para tomar decisões clínicas com agilidade e segurança.
“Os materiais indicados estão disponíveis no próprio aplicativo Afya Whitebook e são produzidos e editados por uma equipe composta por mais de 40 médicos e jornalistas”, detalha Souza. “Eles abrangem tópicos como sintomas, condutas clínicas, prescrição de medicamentos sobre mais de 9 mil temas, cobrindo todas as especialidades médicas.”
+ Leia também: “Se saúde digital não for bem implementada, pode piorar atendimento”
Com o Radar Whitebook, esses profissionais têm acesso a dados detalhados sobre o cenário de saúde local de forma simples e prática.
Isso acelera a definição do diagnóstico e facilita a tomada de decisões clínicas com maior segurança e agilidade, levando em consideração os surtos registrados na região recentemente.
O Afya Whitebook é utilizado em clínicas e hospitais de mais de 800 cidades em todo o país.