Namorados: Assine Digital Completo por 1,99

Doenças de outono: 5 cuidados para evitar as queixas típicas da estação

Ar seco e aglomeração em espaços fechados facilitam a infecção por vírus e bactérias, assim como o agravamento de condições alérgicas

Por Valentina Bressan
10 abr 2025, 07h58
outono-cuidados
Tosse, espirros, coriza e febre são sinais de problemas respiratórios comuns no outono (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Para muitas pessoas, os sinais da chegada do outono não são as temperaturas mais baixas e as folhas amareladas das árvores, mas os espirros constantes e o corrimento nasal. Ficar doente nessa estação é bastante comum, seja entre crianças ou adultos. 

A aglomeração em ambientes fechados, no frio, cria a condição perfeita para proliferação de vírus e bactérias, que atacam o organismo que já se encontra menos protegido – o ar seco faz com que as vias aéreas não consigam filtrar os microrganismos tão bem.

Além de evitar esses espaços, adotar alguns cuidados individuais e com a casa pode ajudar a prevenir as doenças típicas da época do ano.

1. Vacinação em primeiro lugar

Os grandes vilões da temporada são os vírus e bactérias, capazes de gerar infecções respiratórias sérias. Para evitar as doenças, é fundamental realizar a imunização anual contra esses agentes infecciosos.

A vacinação contra gripe protege o corpo contra o quadro causado por vários tipos de vírus influenza – e já está disponível no Sistema Único de Saúde desde o dia 7 de abril. Também é importante se vacinar contra a covid-19.

Apesar de não estarmos vivendo uma pandemia, o vírus segue circulando e gerando problemas de saúde. Fique atento ao calendário vacinal infantil, que tem ainda outras doses obrigatórias.

Continua após a publicidade

2. Casa limpa para evitar alergias

Ar seco e poeira são o combo perfeito para agravar quadros alérgicos. Rinite, sinusite, bronquite e asma são diagnósticos muito comuns do outono e inverno.

Dentro de casa, a poeira, o mofo e os ácaros podem desencadear crises ou agravar condições pré-existentes.

Para prevenir os problemas, vale organizar limpezas periódicas da casa, com foco em pontos de acúmulo de poeira, como tapetes, bichos de pelúcia ou cobertores. A dica é usar pano úmido e aspirador em vez de espanador e vassoura, para remover o pó em vez de espalhá-lo.

+Leia também: O outono chegou e a rinite também: 4 jeitos de evitar alergias

3. Um umidificador pode ser aliado

Com o frio e a baixa umidade do ar, o muco responsável por proteger o sistema respiratório é produzido em menor quantidade e transportado pelas vias aéreas com maior dificuldade pelo organismo. É por isso que as doenças respiratórias e alérgicas são mais frequentes no outono e no inverno.

Continua após a publicidade

Em casa, é possível usar um umidificador para melhorar a qualidade do ar. O aparelho não deve ser usado de forma contínua. Depois de 1 ou 2 horas de uso, o correto é desligar o equipamento e arejar o ambiente. Outra dica é lavar o nariz com soro fisiológico diariamente.

4. Sem esquecer de beber água

Não vale cuidar da umidade do ambiente mas ficar desidratado. É mais fácil lembrar de beber água em dias quentes, mas a hidratação é igualmente necessária no frio. Um organismo bem hidratado fica mais protegido de doenças. Manter uma boa dieta e praticar exercícios físicos também ajuda a conservar a imunidade.

5. De olho na temperatura do banho

Algumas doenças alérgicas se manifestam na pele: as dermatites e urticárias são irritações comuns durante o outono e o inverno. O ar seco é um dos fatores associados, mas o frio estimula as pessoas a tomarem banhos mais quentes, o que só aumenta o ressecamento da pele. Coceira, vermelhidão e descamação podem aparecer.

O ideal é manter a água do banho em uma temperatura morna. Para melhorar a proteção, aposta em hidratantes mais espessos. Consulte um dermatologista para escolher a opção mais adequada para sua pele.

Continua após a publicidade

 

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.