PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como evitar e tratar queimaduras

Em casa ou no trabalho, saiba o que fazer para se prevenir desse problema e eventualmente socorrer uma vítima

Por Theo Ruprecht
Atualizado em 27 out 2017, 13h08 - Publicado em 6 jun 2017, 08h29
queimadura
Os cuidados abaixo certamente ajudarão a diminuir o número de brasileiros que sofrem queimaduras todo ano. (Foto: Dulla/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

O Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras serve para nos lembrar dos mais de 1 milhão de brasileiros que sofrem com esse problema por ano. Mais: a data reforça a necessidade de adotarmos medidas que minimizem o risco de um acidente desse tipo.

Para ajudar a evitar queimaduras em casa e no ambiente de trabalho, recorremos ao cirurgião plástico Luiz Philipe Molina, do Centro de Trauma do Hospital 9 de Julho, e a Ricardo Machado, diretor de Sistemas Especiais da Engemon. Ambos ofereceram sua expertise para que você tenha um dia a dia seguro — e saiba lidar com uma eventual emergência. Confira:

Para prevenir queimaduras

  • No fogão, priorize as bocas do fundo para diminuir o risco de um encontrão com os cabos das panelas. Se houver crianças na casa, o cuidado deve ser redobrado. Caso as bocas da frente também sejam usadas, não deixe os cabos voltados para fora.
  • Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças.
  • Utilize protetores de tomadas e passa-fio para não deixar fios elétricos expostos e ao alcance das mãos.
  • Você é eletricista? Se não, evite fazer manutenções no quadro de força por conta própria. Consulte sempre um profissional.
  • Nunca tente recuperar algo que foi pendurado em postes. Queimaduras em fios de alta tensão são gravíssimos — podem levar até mesmo a amputação de membros.
  • Caso seja fumante, evite fumar deitado. As cinzas quentes podem incendiar o estofado. Melhor nem chegar perto do cigarro.
  • Também não fume perto de quaisquer produtos inflamáveis. Parece óbvio, mas isso é bem comum.
  • No lugar de álcool, compre acendedor de carvão para a churrasqueira.
  • Não sobrecarregue uma tomada com vários equipamentos ligados ao mesmo tempo.
  • Independentemente de onde estiver — e em especial no serviço —, respeite a sinalização de combate e ação em casos de incêndio. Vale a pena gastar uns minutinhos para saber como proceder em caso de uma emergência.
  • Não obstrua acessos de passagem de emergência, nem o de extintores.
  • Mantenha materiais combustíveis em local seguro.

Como socorrer uma vítima de queimadura

  • O atendimento na primeira hora após o trauma minimiza edemas. Independentemente do grau, a vítima precisa ser imediatamente encaminhada ao pronto-socorro.
  • Esqueça as inúmeras crenças populares. Pasta de dentes, manteiga, pó de café, clara de ovo, folha de bananeira, açúcar… nada disso deve ser usado na vítima. Além de sujar o local da lesão, essas substâncias podem agravar o quadro, retardando o tratamento e a cicatrização.
  • O socorro rápido e especializado é fundamental para minimizar futuras sequelas e evitar o risco de infecções, já que o corpo fica fragilizado pelos ferimentos. Informe-se sobre centros de referência em queimaduras.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.