Semanas antes de decretar o status de pandemia provocado pelo Sars-CoV-2, o nome científico do novo coronavírus, os representantes Organização Mundial da Saúde alertaram o globo para uma infodemia. O termo se refere à rápida disseminação de notícias falsas pelas redes sociais e aplicativos de mensagem, como Whatsapp e Instagram.
É claro que as famigeradas fake news produzem uma série de efeitos colaterais no combate à essa nova ameaça, que já infectou mais de 200 mil pessoas e matou 8 700 delas no mundo inteiro. Pra começo de conversa, os boatos costumam ser alarmantes e geram um pânico desnecessário na população. É o caso, por exemplo, de imagens adulteradas no computador que mostravam milhares de corpos espalhados pelas ruas das cidades chinesas. Ou o vídeo de um homem que alega que o álcool em gel favoreceria a disseminação da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Pura mentira.
Há ainda quem aproveite do terreno incerto para levantar uma graninha extra. No Brasil, clínicas de estética e médicos fizeram vídeos oferecendo tratamentos para “fortalecer o sistema imune contra o coronavírus”. O problema é que nenhuma dessas terapias apresenta provas de sua eficácia e tudo não passa de propaganda enganosa (e criminosa)…
Você, aliás, pode conferir muitas desses conteúdos falsos espalhados pelo mundo da internet no nosso blog É Verdade ou Fake News? Clique aqui para ver todas as postagens.
Pensando em ajudar você a se informar nesse momento de tantas notícias desencontradas, nossa redação arregaçou as mangas e produziu diversas peças informativas baseadas nos fatos e nas evidências científicas (veja todas abaixo). Elas podem ser baixadas e compartilhadas livremente.
Como fazer o download?
Se estiver no computador:
- Clique com o botão direito do mouse em cima da imagem que você quer baixar
- Procure e clique na opção “Salvar imagem como…”
- Na caixa de diálogo que abrir em sua tela, selecione em qual pasta do computador você deseja salvar o arquivo
- Pronto! O arquivo já está disponível e você pode compartilhar em Facebook, Twitter, Instagram, e-mail, Whatsapp Web…
Se estiver no celular
- Clique com a ponta do dedo na imagem e segure por alguns segundos
- Uma caixa de diálogo vai aparecer com algumas opções
- Clique em “Fazer download da imagem”
- Pronto! Em poucos segundos a imagem estará salva na sua galeria de fotos do celular
- Outra opção é clicar na opção “Compartilhar imagem” que aparece na caixa de diálogo
- Daí você seleciona diretamente o aplicativo que vai utilizar para realizar o compartilhamento
Aproveite para divulgar as imagens para seus contatos e nos grupos de amigos e familiares no Whatsapp!
Ao longo dos próximos dias, vamos colocar aqui nesta reportagem outras opções de imagem para você utilizar e dividir com seus conhecidos. Abaixo, você confere um pequeno tutorial de como fazer o download de uma ou de várias imagens.
Veja também
- Por que o coronavírus pode levar a sintomas graves, complicações e mortes
- Dá para se prevenir do coronavírus por meio da alimentação?