Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Como limpar seu umbigo – e por que você provavelmente está fazendo errado

Negligenciado na hora do banho, o umbigo pode acumular sujeiras variadas e até desenvolver infecções

Por Valentina Bressan
17 mar 2025, 18h00
umbigo
Seu banho deve incluir um momento de atenção ao umbigo  (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Tão importante no início da vida, a limpeza do umbigo pode ser deixada de lado conforme envelhecemos. Afinal, o pequeno furo no meio do abdômen não parece demandar tantos cuidados depois de cicatrizado.

Mas é aí que você se engana: limpar o umbigo não é só questão de higiene, mas de saúde. Assim como o restante da pele, a pequena cavidade no centro do abdômen é lar para muitas bactérias, que podem acabar se desenvolvendo em excesso e resultar em uma infecção.

As infecções no umbigo são raras, mas você sinta um cheiro desagradável por ali, é sinal de que a higiene não está em dia – e de que uma consulta médica pode ser necessária.  

Como limpar o umbigo?

Não há segredo: água e sabão dão conta do recado. O problema é que, como o umbigo é uma cavidade pequena e cheia de dobrinhas, muita gente não presta atenção na higiene do local e as bactérias encontram um lugar propício para se multiplicar.

O passo a passo é simples. Lave bem o umbigo no banho, com água e sabonete neutro. Depois, seque o umbigo com uso de uma toalha. Se você tiver o “umbigo para dentro”, ou seja, uma cavidade mais funda, dá para usar um haste de algodão para higienizar e secar.

Além da variedade de microrganismos que habita seu umbigo, suor, fibras de roupas, pó e pequenas sujeirinhas podem se acumular. Os cientistas já deram até um nome para esses detritos que se reúnem no umbigo: a flunfa.

Continua após a publicidade

Quando a higiene não está em dia, pode surgir um onfalolito, nome dado à “pedra” de cera e sujeira que se forma no umbigo. De modo geral, uma limpeza cotidiana no banho evita qualquer tipo de problema.

Agora, se houver vermelhidão, inchaço, coceira, pus e um cheiro ruim que não passa mesmo com a higiene, vale buscar um médico. Pode ser o caso de uma infecção, tratável com medicações tópicas.

+Leia também: Cuidados com a higiene do bebê

Cuidados especiais para bebês

A limpeza do umbigo é importante sobretudo para a saúde dos bebês. Durante a gestação, o cordão umbilical é a conexão que fornece nutrientes e oxigênio para o feto. No parto, o cordão é cortado e o pedaço de tecido que sobra no corpo do bebê é chamado de coto umbilical

Em geral, o coto umbilical resseca e cai em até 15 dias após o parto. Nesse período e 10 dias depois, os cuidadores devem manter uma boa higiene para que o bebê tenha uma cicatrização saudável. 

Continua após a publicidade

O ideal é deixar o local seco e limpo. Médicos indicam higienizar a pele somente com água e sabão e mantê-la seca. Lave bem as mãos antes de tocar limpar o bebê. Outra dica é evitar uso de faixas ou tecidos que apertem a região, e cuidar para que as fraldas não pressionem o umbigo.

Alguma secreção é esperada durante a cicatrização, mas se houver presença de pus ou mau cheiro, é preciso avisar o pediatra. 

Piercings e adereços requerem mais atenção

Os piercings no umbigo foram moda no início dos anos 2000, e agora estão voltando à cabeça – ou melhor, à barriga –  de muita gente. O furo ao redor do umbigo, junto das sujeiras que podem se acumular ali, tornam esse piercing propício à infecções.

A primeira dica para enfeitar o corpo com saúde é procurar um profissional certificado, que faça o procedimento com todas as medidas de higiene, como uso de luvas e esterilização das joias. O local deve ser mantido limpo. Além de água e sabonete neutro, soro fisiológico pode ser usado na higiene.

Continua após a publicidade

Febre local, sangramento, vermelhidão, presença de fluido ou pus são sinais de infecção no furo do piercing. Nesses casos, é necessário buscar ajuda médica. 

 

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.