Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Câncer de mama: plataforma inteligente detecta e perfila a doença

Trabalho brasileiro com inteligência artificial mostra caminhos para investigar tumores marcados por diferentes níveis de expressão da proteína HER2

Por Da Redação
Atualizado em 29 out 2024, 10h26 - Publicado em 29 out 2024, 10h25
cancer-de-mama-mamografia
Conhecimento avançado das características de cada tumor está fazendo os tratamentos evoluírem (Ilustração: Veja Saúde/Veja Saúde)
Continua após publicidade

Entre os vencedores da edição 2024 do Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica, está uma iniciativa que pode melhorar o diagnóstico do câncer de mama.

O trabalho, reconhecido na categoria Inteligência Artificial na Transformação da Saúd, foca em um subtipo específico da doença, o HER2 positivo, que responde por até 20% dos casos da doença, e é marcado pela expressão alterada da proteína HER2. Essa proteína está relacionada com a multiplicação e o crescimento das células mamárias.

Mais recentemente, a ciência entendeu que há variações ainda mais específicas deste tipo de câncer, como o HER2 low, em que a proteína está presente, mas em níveis mais baixos, que outrora não apareceriam como positivo no exame.

A capacidade de identificar com precisão o subtipo de HER2 é fundamental para a personalização do tratamento de câncer de mama, possibilitando a aplicação de terapias mais eficazes baseadas no perfil molecular do tumor. Novos medicamentos, inclusive, já atuam sob essa lógica.

Só que fazer essa análise não é tão simples. A realização de testes moleculares, exige equipamentos e profissionais especializados, nem sempre disponíveis em hospitais pelo país afora.

Continua após a publicidade

+Leia tambémCom as garras no câncer: os avanços da imunoterapia contra tumores

Esse contexto está por trás do trabalho realizado no A.C. Camargo Cancer Center. A iniciativa propõe um modelo de inteligência artificial para predizer o status de HER2 a partir de imagens de lâminas obtidas no diagnóstico e digitalizadas.

O modelo foi treinado com uma variedade de amostras, permitindo o aprendizado com novos dados ao longo do tempo. De acordo com a equipe, a utilização de algoritmos acelera o processo de classificação e representa uma oportunidade de realizar testes em larga escala, com potencial de ampliar o acesso a tratamentos mais precisos.

Além disso, pode reduzir custos e permitir que essa investigação seja feita mesmo onde a presença de patologistas experientes é limitada.

Continua após a publicidade

Veja o vídeo abaixo para conhecer o projeto Desenvolvimento e validação de uma plataforma de inteligência artificial para detecção de HER2 em câncer de mama.

Clique aqui para conhecer os outros vencedores do Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica 2024.

+Assine a newsletter de VEJA SAÚDE e receba grátis conteúdos selecionados no seu e-mail

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.