Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

As vacinas da gripe que foram autorizadas para distribuição no Brasil

Pois é: várias instituições produzem imunizantes contra o vírus influenza. Saiba quais foram atualizados e poderão ser distribuídos em 2018

Por Da Redação Atualizado em 8 Maio 2018, 14h20 - Publicado em 13 abr 2018, 14h50

Todo ano, as vacinas contra gripe devem ser atualizadas. Isso porque os subtipos do vírus influenza sofrem mutações constantes – se o imunizante não é ajustado para acompanhar essas alterações, acaba não ajudando muito o corpo a desenvolver anticorpos contra os inimigos da saúde que estão circulando em 2018.

Daí porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulga anualmente quais marcas de vacina contra essa infecção poderão ser distribuídas ou comercializadas no Brasil. E em 2018 não foi diferente.

“Os produtos autorizados são os que fizeram as atualizações das cepas dos vírus da doença conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, destaca a Anvisa, em nota.

Em 2018, os imunizantes autorizados são:

• Fluarix Tetra – GlaxoSmithKline Brasil Ltda
• Fluquadri – Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda
• Influvac – Abbott Laboratórios do Brasil Ltda
• Vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) – Instituto Butantan
• Vacina influenza (inativada, subunitária, adjuvada) e Vacina Influenza Trivalente (subunitária, inativada) – Medstar Importação e Exportação Ltda;
• Vaxigrip – Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.

Ficar de olho nesses nomes é importante principalmente se você for buscar sua dose em uma clínica particular. Você pode, por exemplo, pedir para quem for aplicar a injeção mostrar a bula ou a embalagem da vacina.

  • Vacinas trivalentes ou quadrivalentes

    A diferença é a abrangência da proteção. A versão trivalente – que estará disponível na campanha de vacinação de 2018 – contará com vírus inativados das cepas H1N1, H3N2 (grande responsável pelo surto de gripe nos Estados Unidos) e do tipo B Yamagata.

    Já a quadrivalente ainda protege contra o tipo B Victoria. Essa vacina, entretanto, só está disponível no setor privado.

    Continua após a publicidade
    Publicidade