Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

As leitoras que mandam: menopausa na capa!

Nova edição de VEJA SAÚDE traz um dossiê sobre a menopausa. Reposição hormonal, check-up, rotina de cuidados... Tudo isso é contemplado

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jun 2022, 12h33
foto de ampulheta feita com coletores menstruais
Menopausa marca o fim da menstruação e da produção dos hormônios femininos. Mas dá pra manter a qualidade de vida apesar disso.  (Foto: Tomás Arthuzzi e Letícia Raposo/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Na rotina da redação, há basicamente dois caminhos para caçarmos e criarmos as pautas que se materializam na revista e no site. Um deles é chafurdar o terreno médico e científico, acompanhando o noticiário especializado e os novos estudos publicados, cobrindo congressos e conversando com os profissionais da área.

O outro é ouvir a audiência, os assinantes e internautas que interagem com a gente por e-mail e redes sociais. Uma máxima de autoria desconhecida que circulava há anos na Editora Abril parafraseava um versículo bíblico dizendo: “O leitor é meu pastor”. Sem querer ferir o respeito ao texto original, ela traduz a ideia de que atender e surpreender o público está na essência de um veículo de imprensa — que hoje compete com o mundo e o submundo da internet.

Os caminhos para as pautas se cruzam: precisamos de ciência e audiência para um conteúdo nascer, prosperar e fazer diferença na sociedade. Comparo nosso exercício de produção jornalística a um cabo de guerra em que precisamos manter certo equilíbrio entre os dois lados.

Se a gente pende totalmente para o polo científico, enverga um viés e uma linguagem tecnicistas e não se faz entender nem se interessar pelos cidadãos. Se a gente só pensa em audiência (mais no sentido numérico do que no humano), escorrega para o sensacionalismo, que nada constrói.

É trazendo os dois lados para a mesa que a informação e a discussão vicejam, e a metáfora do cabo de guerra se transforma na de uma ponte. Todo esse preâmbulo para chegar à menopausa.

Continua após a publicidade

Esse é um dos temas mais pedidos por nossas leitoras nos últimos meses, e finalmente, após reunirmos pesquisas, entrevistas e novidades na área, produzimos um dossiê sobre essa fase tão comum, tão sensível e tão negligenciada em vários sentidos — missão cumprida pela repórter Chloé Pinheiro.

As mulheres formam a maioria na população (e na nossa audiência) e vivem mais que os homens. Ainda assim, andam sub-representadas em estudos e carentes de soluções para os percalços da queda dos hormônios — imagine uma vida toda sob a sua influência e, em pouquíssimo tempo, eles desaparecem.

Mas a coisa começa a mudar: ampliam-se grupos de discussão focados no climatério, startups com serviços e produtos para essa etapa da vida e o número de mulheres que já não aceitam mais sofrer caladas com ondas de calor, insônia e até depressão.

Continua após a publicidade

Apesar dos desafios impostos pelo machismo explícito e subliminar que a nossa sociedade herdou, o sexo feminino vem derrubando barreiras no mercado de trabalho, nos esportes, na expressão cultural… Nada mais justo que as demandas do corpo e da alma sejam examinadas e atendidas. Durante a menopausa — e depois dela.

Compartilhe essa matéria via:

Para dar voz ao paciente e ao cuidador

Diabetes, fibrose cística, asma, alergia alimentar, hemofilia… Todas essas condições já protagonizaram trabalhos do núcleo de pesquisa de VEJA SAÚDE. Nesta edição, é a vez do Alzheimer.

Continua após a publicidade

Entrevistamos mais de mil brasileiros, entre familiares e pacientes, que convivem com a doença para entender as dificuldades e necessidades dessas pessoas diante de uma condição com prevalência crescente. A premissa é uma só: ao darmos voz a quem vive um problema, encontramos melhores formas de solucioná-lo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.