Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Aplicativo ajuda a tratar incontinência urinária após cirurgia da próstata

Iniciativa vencedora de prêmio de inovação médica aposta na tecnologia para melhorar escapes de urina em homens que trataram câncer na glândula

Por Da Redação
13 nov 2024, 10h45
aplicativo-incontinencia-urinaria-prostata
Uso de aplicativos pode ajudar na recuperação de diversas doenças  (Thiago Lyra/Reprodução)
Continua após publicidade

O aplicativo IU Prost é o vencedor da categoria Engajamento e Empoderamento do Paciente do Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica 2024.

A solução visa ajudar homens diagnosticados com incontinência urinária após serem operados para tratar o câncer de próstata. Os escapes de urina costumam abalar a autoestima e a qualidade de vida dos homens que passam pela retirada da glândula quando ela é acometida por um câncer.

O problema não acontece sempre, e novos métodos cirúrgicos estão diminuindo ainda mais este risco, mas ainda assim ele não é infrequente. Tanto que muita gente tem medo de passar pela cirurgia por conta deste e de outros tabus.

+Leia também: Quais são os principais tipos de cirurgia para próstata?

Pensando em uma forma de aliviar essa situação e empoderar os pacientes, um time da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) formulou o IU Prost. Por meio de recursos interativos e gamificação, o aplicativo ajuda na recuperação dos casos leves e moderados de incontinência urinária.

Continua após a publicidade

Isso porque o tratamento dos escapes é longo e exige comprometimento do paciente, além de acesso a acompanhamento especial, o que nem sempre é possível.

“Embora estejam previstos em lei, programas de reabilitação nem sempre estão disponíveis nos serviços de saúde”, observa a enfermeira Luciana da Mata, uma das idealizadoras da ferramenta. “Somos uma startup dentro da universidade tentando suprir essa lacuna com saúde digital”, resume.

O software apresenta um protocolo de exercícios de treinamento do assoalho pélvico, além de vídeos tutoriais e compartilhamento de relatos de pessoas em situação similar. “A última versão, validada por especialistas, é de uso fácil e intuitivo. Os pacientes que já aderiram relatam redução das perdas e confiança para voltar com as atividades, inclusive as esportivas”, destaca Luciana.

Os próximos passos preveem a disponibilização do aplicativo para iOS — por ora ele funciona no sistema Android.

Continua após a publicidade

Veja a seguir como funciona o aplicativo:

Clique aqui para conhecer os demais vencedores do prêmio.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.