Acne solar: o que é, quais os sintomas e como tratar
Oleosidade aumentada da pele em dias quentes e o tipo de protetor solar utilizado contribuem para o quadro

Você já teve um episódio característico de acne após passar o dia embaixo do sol? Pois saiba que não é apenas impressão sua: pode mesmo ser um episódio daquilo que os dermatologistas conhecem como acne solar.
O nome já dá uma dica óbvia sobre esse problema, mas, ainda assim, vale conhecê-lo melhor para saber o que fazer.
Como surge a acne solar
Não tem muito mistério: um quadro de acne solar está diretamente relacionado à exposição à radiação do sol. Por isso, é muito mais comum que essa queixa apareça durante o verão, quando ficamos mais tempo em ambientes abertos, seja na praia, na piscina ou simplesmente buscando um refresco em um parque, por exemplo.
Mas engana-se quem pensa que o sol é o único responsável pelo problema. Embora ele seja uma parte fundamental desse quadro, toda a situação costuma ser agravada por outras questões típicas de um dia mais quente, como o suor e o protetor solar que você utiliza para se proteger.
Como a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) resume em sua página de cuidados com a pele no calor, a acne solar é “provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, sudorese, uso do filtro solar e da própria radiação solar”.
Como evitar e como tratar
Para se proteger da acne solar, a primeira dica é, obviamente, evitar a exposição direta ao sol, utilizando barreiras físicas como chapéus ou roupas mais compridas, quando o calor permitir.
Mas, como isso nem sempre é possível, vale também atacar as causas associadas a esse episódio. Para reduzir a oleosidade que pode agravar o problema, a SBD recomenda usar filtros solares com base aquosa ou em gel, além de lavar o rosto com sabonetes mais adequados ao seu tipo de pele ou tônicos mais adstringentes.
+Leia também: O melhor protetor solar para quem odeia protetor solar
Como cada pele é única, determinar o melhor produto para o seu caso depende de avaliação individualizada. Fora a recomendação de evitar o sol, não existe uma dica universal e certeira quando o assunto é acne solar.
Por isso, caso você sofra com episódios do tipo, é uma boa ideia procurar um médico dermatologista para avaliar as opções disponíveis para seu caso, e ir adequando o tratamento se necessário.