Até 70% das mulheres já sentiram desconforto nos seios durante exercícios que incluem saltos e piques. A marca Under Armour lançou o Infinity Bra, um top que promete mais sustentação e, ao mesmo tempo, conforto e frescor às mulheres. “Fizemos parcerias com especialistas para estudar o movimento dos seios nos treinos. E daí foi criada uma peça de roupa para controlá-los”, explica Julia Helena Becca Sakai, especialista de produtos da empresa.
Segundo estudos da Under Armour, 80% das mulheres vestem um top errado na hora de suar a camisa. Isso inclui tamanhos incompatíveis com os seios e a escolha de modelos impróprios para o esporte que será realizado. Sim, há versões para atividades de baixo (ioga, caminhada), médio (musculação, ciclismo) e alto impacto (corrida, basquete). “Eu não compro um novo top sem provar”, aconselha Julia.
A compra perfeita de um top
O Manual Sports Bra Fitness, do Breast Research Australia, dá dicas sobre o que buscar nessa peça de roupa
Alça: ela deve ser firme e flexível para conter o movimento dos peitos e não deixar a peça subir. Certifique-se de que não machuca a pele. Alças ajustáveis ajudam.
Respirabilidade: busque por materiais capazes de tirar o suor do corpo e oferecer frescor. Há modelos que inibem o odor. Evite os feitos basicamente de algodão.
Copo: os peitos precisam estar inteiramente encapsulados. Se eles sobrarem em algum lugar, o top é pequeno. Se essa região da peça ficar enrugada, pegue um tamanho menor.
Banda lateral: de novo, foque em tecidos elásticos e resistentes. Seios grandes exigem bandas amplas (e até um top mais levinho por cima). O impacto do esporte conta aqui também.