Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cuidados para voltar ao esporte após se curar da Covid-19

Guia brasileiro defende avaliação cardíaca entre quem superou a infecção antes de retomar exercícios

Por Theo Ruprecht
7 jan 2021, 15h03
Mulher fazendo exercício em ilustração de coronavírus
Após se curar da Covid-19, cudados são necessários antes de retomar as atividades físicas. (Foto: SDI Productions/Getty Images // Ilustrações: Laura Luduvig/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) criaram orientações sobre como uma pessoa que pegou coronavírus e se recuperou pode retornar à vida ativa com segurança. O manual se concentra sobretudo no coração, que é frequentemente abalado pela Covid-19. Lesões cardíacas são encontradas em até 30% dos pacientes hospitalizados. Elas contribuem para 40% das mortes

Embora não existam evidências sólidas de que as complicações cardíacas da infecção favoreçam problemas graves durante o esforço físico, a diretriz pede cautela. “É essencial realizar uma avaliação cardiológica antes do retorno à prática de exercícios”, informa o documento.

Além disso, preconiza-se aguardar pelo menos 14 dias sem manifestar quaisquer sintomas do vírus para voltar a malhar. “Isso vale para o esporte e para o convívio com terceiros”, completa o cardiologista Marcelo Leitão, presidente
da SBMEE.

Infrografia
(Ilustração: Laura Luduvig/SAÚDE é Vital)

 

Atenção à miocardite

Diferentes vírus conseguem deflagrar essa inflamação no tecido muscular do coração — o Sars-CoV-2 é um deles. De acordo com o guia brasileiro em questão, cerca de 10% dos indivíduos internados por causa desse agente infeccioso desenvolvem o quadro, que pode promover insuficiência cardíaca, arritmias e até morte súbita. Fadiga, falta de ar e palpitação estão entre os sinais.

Retorno gradual aos esportes

Em diversos trechos, o manual da SBMEE e da SBC cita a necessidade de um “retorno gradual” ao ritmo de antes. A ideia é começar em uma intensidade leve e ficar de olho nas respostas do corpo. Se não pintar nada de estranho nos primeiros treinamentos, dá para apertar um pouco o passo. E, claro, a severidade da Covid-19 e a condição física de cada um interferem na velocidade dessa progressão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.