40 anos de RPG: o que é e para que serve
Reeducação postural global comemora aniversário com novo livro que aborda o legado e o futuro do método. Conheça
Quatro décadas de existência e centenas de pesquisas no currículo colocaram o sistema RPG no panteão das principais técnicas de fisioterapia da atualidade.
Inventado pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, o método trouxe um novo olhar para a prevenção e o tratamento de problemas osteomusculares.
De forma simplificada, pode-se dizer que o diferencial está na abordagem “global” indicada pelo nome: enquanto a fisioterapia clássica trata uma dor nas costas ou na perna focando o local afetado, a RPG amplia a visão sobre o corpo do paciente, buscando entender como ele se move naturalmente e como anda sua postura.
“Uma torção no tornozelo pode originar dores em vários outros locais do corpo. Por isso, a globalidade do quadro exige um tratamento também global”, afirma Souchard a VEJA SAÚDE. “Além disso, cada pessoa reage de uma maneira única a estímulos, e, na RPG, levamos isso em conta para direcionar a forma de tratar”, explica o pai do método.
+Leia Também: A gamificação no tratamento e na reabilitação dos pacientes
Celebrando os 40 anos de RPG, a Summus Editorial publica Reeducação Postural Global — A Tradição, o Presente e o Futuro, organizado por Souchard e outros três professores da área.
A obra traz textos que destrincham os fundamentos da abordagem e sua aplicação em problemas de saúde diversos, como escoliose e disfunção temporomandibular (DTM).
Olhando lá na frente, Souchard prevê que o ensino do método vai evoluir e tornar-se semipresencial, aumentando o acesso pelo mundo.
+Leia Também: A explosão do crossfit
RPG na rotina de exercícios
Problemas posturais e dores musculares são consequências comuns na vida de quem treina. Sobrecarga e erro na execução de movimentos costumam provocar lesões em braços, pernas, coluna e companhia.
Não é à toa que a RPG é cada vez mais utilizada na preparação e no suporte de atletas amadores e profissionais. A ideia é atuar tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares e articulares.
O método busca melhorar o tônus, a função e a força muscular, o alinhamento articular, a coordenação e o equilíbrio.