Seniortechs: as startups voltadas ao público 60+ pedem passagem
Primeiro mapeamento do setor revela as principais seniortechs que prestam serviços nas áreas de saúde, mobilidade, habitação e cuidado
Inovações digitais escaláveis e inclusivas direcionadas à população acima de 60 anos para atender desejos e necessidades em áreas como saúde, finanças, mobilidade, lazer e trabalho. É assim que o médico Egidio Dórea, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da consultoria Ativen, define as seniortechs. Em comum, elas são empreendimentos que, por meio da tecnologia, buscam melhorar a vida do idoso e de sua família.
A Ativen, ao lado do InovaHC, realizou o primeiro mapeamento nacional dessas startups, que atuam em campos tão diversos como a prevenção de quedas, o estímulo à cognição, a gestão do cuidado e a reinserção no mercado de trabalho.
“A seleção teve como base oito pilares dos desafios do envelhecimento, como engajamento e propósito, estilo de vida e saúde mental, que adaptamos para melhor refletir as iniciativas que hoje florescem no país”, conta Sergio Werther Duque Estrada, CEO da Ativen.
Exemplos de sucesso
Iniciativas que ocupam um lugar ao sol no estudo da Ativen e do InovaHC
#60+Tech
Plataforma que empodera os cidadãos mais velhos por meio do letramento digital e de cursos práticos para que eles não se sintam isolados e excluídos nas atividades que exigem habilidades com a internet, o computador e o celular.
Labora Tech
A startup promove a inclusão ou o retorno de idosos ao mercado de trabalho, mas com foco em oportunidades que instigam o contato entre gerações. Práticas intergeracionais são vistas como um ingrediente essencial à longevidade.
Techbalance
A seniortech desenvolveu um algoritmo próprio de inteligência artificial que ajuda a avaliar idosos e a propor medidas para prevenção de quedas, um dos principais motivos por trás da perda de qualidade e expectativa de vida.
Isgame
Seu propósito é criar jogos virtuais capazes de melhorar a cognição, contando, para isso, com a participação do próprio público 60+.
O Programa Cérebro Ativo já é estudado como ferramenta para auxiliar a afastar a doença de Alzheimer.
LonVi
A empresa realiza gestão de homecare e administração da assistência a pacientes e funciona como uma agência que conecta cuidadores e presta apoio ao desenvolvimento desses profissionais cada vez mais vitais.
Trevoo
Desenvolveu uma plataforma que permite a famílias encontrar a instituição de longa permanência (ILPI) ideal às necessidades de um ente querido, além de atuar na capacitação e na certificação desses lares a fim de atender melhores padrões.