Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como saber a qualidade do ar na minha região?

Fatores como poluição, fumaça e estiagem têm tornado cada vez mais difícil respirar no Brasil

Por Lucas Rocha
10 set 2024, 13h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • saude-ecossistema-meio-ambiente-qualidade-do-ar-poluicao.
    Qualidade do ar é motivo de preocupação no Brasil (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

    A combinação de tempo seco, queimadas e poluição tem diminuído consideravelmente a qualidade do ar em diversas cidades brasileiras. O índice é calculado pelo nível de concentração de poluentes atmosféricos.

    Os impactos do ar insalubre vão desde o aumento de infecções respiratórias à descompensação de quadros de doenças crônicas, como asma, bronquite e doenças cardiovasculares.

    No Brasil, a situação é avaliada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima através da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar. Os padrões são estabelecidos por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

    No entanto, o monitoramento é insuficiente, o que torna difícil estimar a situação real em algumas localidades. Um estudo publicado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), aponta que são necessárias, no mínimo, mais 46 estações automáticas para ampliar a vigilância.

    Continua após a publicidade

    + Leia também: Corredor de fumaça se espalha pelo Brasil e prejudica a saúde

    Em municípios de São Paulo, o acompanhamento é realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que disponibiliza os dados para consulta online. Os indicadores são disponibilizados em mapas, por horário, em resumo da última hora e boletins diários.

    A gestão da qualidade do ar no estado do Rio de Janeiro é feita pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a partir da observação das concentrações de poluentes na atmosfera e de três programas de controle da poluição. Os dados das estações também estão disponíveis para consulta.

    Continua após a publicidade

    Para saber como está a qualidade do ar na sua região, uma alternativa é verificar o site da companhia suíça IQAir. No entanto, vale destacar que a empresa fornece dados apenas de grandes cidades pelo mundo.

    saude-tempo-seco-estiagem-baixa-umidade-fumaca-cuidados
    Tempo seco e fumaça de queimadas afetam brasileiros (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    + Leia também: Tempo seco deixa os olhos vermelhos: veja essa e outras razões para o problema

    Qual nível de qualidade do ar é preocupante?

    Um dos parâmetros para determinar como anda a situação é o Índice de Qualidade do Ar (AQI, em inglês) desenhado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

    O indicador vai de 0 a 500, sendo que quanto maior o valor do AQI, maior o nível de poluição do ar e também os riscos para a saúde. Em geral, números abaixo de 100 são geralmente considerados satisfatórios. Acima disso, começam as encrencas. Primeiro para pessoas mais vulneráveis, e depois para todos.

    O parâmetro é dividido em seis categorias, que correspondem a um nível diferente de preocupação com a vida. Elas são classificadas em cores:

    Continua após a publicidade

    • Verde (0 a 50) | Nível bom: A qualidade do ar é satisfatória e a poluição do ar representa pouco ou nenhum risco.

    • Amarelo (51 a 100) | Nível moderado: A qualidade do ar é aceitável. No entanto, pode haver um risco para algumas pessoas, particularmente aquelas que são excepcionalmente sensíveis à poluição do ar.

    • Laranja (101 a 150) | Nível insalubre para grupos sensíveis: Pessoas de grupos sensíveis podem sofrer efeitos na saúde. O público em geral tem menos probabilidade de ser afetado.

    Continua após a publicidade

    • Vermelho (151 a 200) | Nível insalubre: Algumas pessoas do público em geral podem sofrer efeitos na saúde. Aquelas de grupos sensíveis podem sofrer impactos mais sérios.

    • Roxo (201 a 300) | Nível muito insalubre: Alerta de saúde: o risco de danos aumenta para todos.

    • Púrpura (acima de 301) | Nível perigoso: Alerta sobre condições de emergência: todos têm maior probabilidade de serem afetados.

    Continua após a publicidade

    +Leia tambémÉ seguro fazer atividade física em dias poluídos?

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.