Inverno: Revista em casa a partir de 10,99

Como saber a qualidade do ar na minha região?

Fatores como poluição, fumaça e estiagem têm tornado cada vez mais difícil respirar no Brasil

Por Lucas Rocha Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 set 2024, 13h12
saude-ecossistema-meio-ambiente-qualidade-do-ar-poluicao.
Qualidade do ar é motivo de preocupação no Brasil (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Continua após publicidade

A combinação de tempo seco, queimadas e poluição tem diminuído consideravelmente a qualidade do ar em diversas cidades brasileiras. O índice é calculado pelo nível de concentração de poluentes atmosféricos.

Os impactos do ar insalubre vão desde o aumento de infecções respiratórias à descompensação de quadros de doenças crônicas, como asma, bronquite e doenças cardiovasculares.

No Brasil, a situação é avaliada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima através da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar. Os padrões são estabelecidos por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

No entanto, o monitoramento é insuficiente, o que torna difícil estimar a situação real em algumas localidades. Um estudo publicado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), aponta que são necessárias, no mínimo, mais 46 estações automáticas para ampliar a vigilância.

+ Leia também: Corredor de fumaça se espalha pelo Brasil e prejudica a saúde

Em municípios de São Paulo, o acompanhamento é realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que disponibiliza os dados para consulta online. Os indicadores são disponibilizados em mapas, por horário, em resumo da última hora e boletins diários.

A gestão da qualidade do ar no estado do Rio de Janeiro é feita pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a partir da observação das concentrações de poluentes na atmosfera e de três programas de controle da poluição. Os dados das estações também estão disponíveis para consulta.

Continua após a publicidade

Para saber como está a qualidade do ar na sua região, uma alternativa é verificar o site da companhia suíça IQAir. No entanto, vale destacar que a empresa fornece dados apenas de grandes cidades pelo mundo.

saude-tempo-seco-estiagem-baixa-umidade-fumaca-cuidados
Tempo seco e fumaça de queimadas afetam brasileiros (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

+ Leia também: Tempo seco deixa os olhos vermelhos: veja essa e outras razões para o problema

Qual nível de qualidade do ar é preocupante?

Um dos parâmetros para determinar como anda a situação é o Índice de Qualidade do Ar (AQI, em inglês) desenhado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

O indicador vai de 0 a 500, sendo que quanto maior o valor do AQI, maior o nível de poluição do ar e também os riscos para a saúde. Em geral, números abaixo de 100 são geralmente considerados satisfatórios. Acima disso, começam as encrencas. Primeiro para pessoas mais vulneráveis, e depois para todos.

Continua após a publicidade

O parâmetro é dividido em seis categorias, que correspondem a um nível diferente de preocupação com a vida. Elas são classificadas em cores:

• Verde (0 a 50) | Nível bom: A qualidade do ar é satisfatória e a poluição do ar representa pouco ou nenhum risco.

• Amarelo (51 a 100) | Nível moderado: A qualidade do ar é aceitável. No entanto, pode haver um risco para algumas pessoas, particularmente aquelas que são excepcionalmente sensíveis à poluição do ar.

• Laranja (101 a 150) | Nível insalubre para grupos sensíveis: Pessoas de grupos sensíveis podem sofrer efeitos na saúde. O público em geral tem menos probabilidade de ser afetado.

Continua após a publicidade

• Vermelho (151 a 200) | Nível insalubre: Algumas pessoas do público em geral podem sofrer efeitos na saúde. Aquelas de grupos sensíveis podem sofrer impactos mais sérios.

• Roxo (201 a 300) | Nível muito insalubre: Alerta de saúde: o risco de danos aumenta para todos.

• Púrpura (acima de 301) | Nível perigoso: Alerta sobre condições de emergência: todos têm maior probabilidade de serem afetados.

+Leia tambémÉ seguro fazer atividade física em dias poluídos?

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.