Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99
Imagem Blog

O Futuro do Diabetes

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Carlos Eduardo Barra Couri é endocrinologista, pesquisador da USP de Ribeirão Preto e criador do Endodebate e do Diacordis. Aqui ele mapeia os cuidados e os avanços para o controle do diabetes

Colesterol alto: um remédio é bom, dois são ótimo para o coração

Nosso colunista comenta novo estudo que confirma benefício do controle rigoroso do colesterol na prevenção de males cardiovasculares

Por Carlos Eduardo Barra Couri
Atualizado em 8 ago 2022, 14h39 - Publicado em 8 ago 2022, 08h10
foto de coração formado por cápsulas
Combinação de medicamentos para controle do colesterol se mostrou mais eficaz na prevenção de problemas sérios.  (Foto: Veja Saúde/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Um importante estudo sul-coreano recém-publicado na revista científica The Lancet traz mais uma informação impactante para a batalha contra a doença cardiovascular, uma das maiores ameaças a quem tem diabetes. O controle intensivo dos níveis de colesterol realmente previne eventos graves.

Os pesquisadores acompanharam 3 780 pessoas com alterações nas taxas de colesterol e com histórico de um problema cardiovascular prévio, como infarto e derrame cerebral, ou que tinham passado por uma cirurgia de revascularização do miocárdio (popularmente conhecida como ponte de safena). Esses indivíduos tinham, em média, 64 anos, e 37% deles apresentavam diabetes.

Trata-se, portanto, de um grupo considerado de alto risco cardiovascular, para o qual se recomendam metas mais baixas dos níveis de LDL-colesterol (o colesterol “ruim”).

Parte desses voluntários recebeu estatina, comprimido para baixar o colesterol, em alta potência; o restante recebeu estatina em doses menores, mas associada à ezetimiba, um remédio de uso oral que impede a absorção do colesterol pelo intestino.

E qual o resultado após três anos de estudo? O grupo que usou a terapia combinada (estatina + ezetimiba) teve um risco 22% menor de sofrer de um evento cardiovascular quando comparado ao que tomou só estatina em doses mais altas.

Continua após a publicidade

+ LEIA TAMBÉM: Entenda as diferenças entre o colesterol LDL e o HDL

Em outras palavras, um medicamento é bom, mas dois é ótimo para o controle do colesterol e a prevenção de infartos, AVCs e outras complicações.

O colesterol alto é um fator de risco silencioso e altamente mortal. Para se ter ideia, em pessoas com diabetes tipo 2, o controle do colesterol traz mais benefícios cardiovasculares do que o controle da glicose em si.

E, nesse contexto, temos que olhar pra valer para o LDL-colesterol. A fração total traz pouca informação para a prática clínica diária. Qual a meta do colesterol ruim? A resposta é “depende”.

Continua após a publicidade

Depende porque varia com o número de fatores de risco que a pessoa tem. Por exemplo: quem é sedentário, tabagista, tem diabetes, pressão alta e doença renal crônica deve ter controle mais rígido e seguir metas mais baixas do que aqueles com apenas pressão alta.

Por isso, a parceria com o médico e acompanhamento regular são fundamentais para estabelecer as metas e realizar o controle no longo prazo.

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR
Continua após a publicidade

Pensando no tratamento, hábitos saudáveis ajudam a baixar o colesterol. Porém, o fato é que na maioria das vezes o paciente precisa também tomar medicamentos para atingir os níveis desejados. De qualquer forma, ao comer direito e se exercitar, já estamos elevando os níveis de colesterol bom (o HDL) e diminuindo os de triglicérides (outra gordura presente na circulação cujo excesso faz mal à saúde).

E fica a dica de sempre: faça seus exames periódicos e alinhe com seu médico o tratamento dessas condições que prejudicam as artérias, caso do diabetes e do colesterol alto.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.