Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde

Uso de dermocosméticos anti-idade por crianças e adolescentes é perigoso

Fenômeno mundial tem feito jovens aplicarem produtos que não foram feitos para a sua pele. Isso aumenta o risco de lesões e até de questões psicológicas

Por Claudia Marçal, dermatologista*
7 Maio 2024, 10h37
skincare-criancas-adolescentes
Cremes para a pele devem ser muito bem indicados para não provocarem danos. (Foto: Alexandra Tran/Unsplash)
Continua após publicidade

Há alguns meses, a imprensa internacional, principalmente americana, começou a destacar um fenômeno curioso, mas preocupante: o uso de cosméticos anti-idade por adolescentes e crianças. Apelidado como “Sephora Kids”, a tendência parecia ser algo distante do Brasil.

No entanto, esse fenômeno chegou por aqui. Temos observado o modismo dentro do consumo mercadológico com crianças e pré-adolescentes, de 9 a 14 anos, fazendo um consumo inadequado de produtos de skincare, muitas vezes influenciados por blogueiros e influenciadores, que divulgam produtos inadequados para a idade desses pacientes.

Essa procura é influenciada por uma busca incessante pela aparência perfeita e pela juventude eterna – mesmo ainda durante a juventude. 

A pele de crianças e adolescentes, caracterizada por sua elasticidade, firmeza e capacidade regenerativa natural, possui necessidades distintas da do adulto. Nessa faixa etária, ela é muito fina e sensível e não tem a sua função de barreira 100% formada, como acontece no adulto ou no adolescente que já passou por todas as alterações hormonais.

A aplicação de produtos anti-idade, formulados para combater rugas, linhas finas e outros sinais de envelhecimento, pode ser não apenas desnecessária, como prejudicial para esse público.

Continua após a publicidade

+Leia também: ABC do skincare: as substâncias mais recomendadas para cuidar da pele

Os componentes ativos desses produtos são substâncias como retinoides, ácidos e antioxidantes em altas concentrações. Essas substâncias podem machucar, queimar e fotossensibilizar a pele, provocando manchas e dermatites. Além de formar erupções acneiformes e alergias.

Mais alarmante ainda é a possibilidade de que o uso contínuo de produtos anti-idade por jovens contribua para uma distorção da autoimagem e da percepção de beleza. A pressão para prevenir sinais de envelhecimento antes mesmo deles surgirem reforça ideais inalcançáveis de perfeição estética, impactando negativamente a autoestima e o desenvolvimento psicossocial.

É crucial que pais, responsáveis e educadores estejam atentos a essas tendências e dialoguem abertamente com seus filhos sobre a importância de cuidados adequados com a pele.

Continua após a publicidade

O uso de produtos skincare pode ser indicado, dependendo da idade, pelo pediatra ou por um dermatologista. E nós temos muitas variedades dentro das marcas industrializadas ou por personalização na farmácia de manipulação.

Diferentemente do que as informações das redes sociais promulgam, o pilar para a pele de um adolescente é uma rotina de cuidados básicos. Isso inclui: 

  • Um bom sabonete, de preferência neutro, que pode ser formulado para controle de oleosidade – sendo utilizado duas vezes ao dia, de manhã e à noite
  • Uma solução de limpeza ou uma solução micelar para fazer a complementação dessa higiene
  • Um hidratante seroso, aquoso, leve, rico em substâncias que segurem água na pele
  • Um filtro solar indicado principalmente à faixa etária da adolescência.
Continua após a publicidade

 

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR

À noite, além de lavar e limpar, muitas vezes é indicado usar um hidratante para dormir. Se houver alguma formação de acne, o médico pode indicar secativos localizados, que são à base de ácido salicílico, peróxido de benzoíla e adapaleno.

Como eu sempre digo, skincare é uma conversa entre produtos, moléculas e ativos. Os produtos do dia têm que dialogar com aqueles usados à noite, para que um complemente o outro. Por esse motivo, a prescrição do dermatologista é fundamental.

Continua após a publicidade

*Claudia Marçal é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas (SP)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.