Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Sentiu dor no dente? Fique atento à infiltração

Especialista explica as causas, diagnóstico e tratamento da infiltração dentária, além de apontar as complicações (como abscessos)

Por Patrícia Almeida, cirurgiã-dentista*
5 abr 2024, 12h00

A infiltração dentária é um problema que ocorre principalmente após a restauração, por meio de trincamento, má higienização, bruxismo (hábito involuntário de ranger os dentes), acidentes e até cáries. É um quadro que permite que pequenos espaços se formem entre o dente e o material restaurador, de modo que a saliva, bactérias, ou até alimentos penetrem na parte interna. 

Isso pode levar a alguns sintomas, que vão de sensibilidade e dor, inclusive na gengiva, na boca e na cabeça. O dente também pode mudar de cor, para uma nuance mais escura. 

Dentes fraturados também são indício de uma infiltração, assim como o mau hálito. Isso mesmo: quando a condição está em um estágio mais avançado, com retenção de placa bacteriana e restos de alimento no local, pode provocar um odor mais forte. A dificuldade ou deficiência na higienização bucal potencializa o problema. 

+Leia também: Joias dentais estragam os dentes? Quais cuidados devem ser observados

Vale lembrar que, em alguns casos, a infiltração não é visível a olho nu. Só mesmo o cirurgião-dentista para identificá-la e confirmá-la com um raio-x. 

Continua após a publicidade

Geralmente, o tratamento em fases iniciais e intermediárias envolve a remoção da restauração antiga, limpeza do local e, em seguida, uma nova restauração. É necessário examinar as causas adjacentes, como o bruxismo, para evitar a reincidência.

Em casos graves, a infiltração pode causar trincas e a perda dos dentes. Isso por causa do abscesso, que é um acumulado de pus infeccionado formado na raiz dentária, por meio de cáries não tratadas. 

Aí é necessário fazer uma drenagem para eliminar a infecção e, posteriormente, um tratamento de canal. Dependendo da gravidade, nem isso salva o dente – o que culmina na sua remoção completa. Só depois é possível pensar em um implante

A boca é um ambiente repleto de bactérias e necessita de atenção redobrada, incluindo a escovação diária com o uso de fio dental. As consultas com o dentista também devem ser periódicas. 

Continua após a publicidade

Ao sentir ou observar os primeiros sinais de uma infiltração dentária, procure a ajuda de um profissional, principalmente se passou por uma restauração ou tratamento de canal. 

*Patrícia Almeida é cirurgiã-dentista, especialista em reabilitação oral e estética, idealizadora da Odontologia Almeida e integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD). Tem um projeto chamado Florescer, que atende gratuitamente mulheres vítimas de violência doméstica, para devolver o sorriso, a dignidade e a autoestima.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.