Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Implante, prótese e coroa dentária: quais as diferenças entre eles?

Esses tratamentos dentários ajudam a recuperar não só a autoestima, como também as funções da mastigação

Por João Piffer, cirurgião dentista*
21 Maio 2024, 17h30

Pesquisa recente divulgada pelo King’s College de Londres aponta que a pessoa satisfeita com seu sorriso se torna mais alegre e segura, e que o bom estado dentário transmite as sensações de confiança e inteligência. Tratamentos como o implante, a prótese e a coroa proporcionam resultados bonitos e satisfatórios, que impactam diretamente na autoestima e na recuperação das funções da mastigação. Então vamos conhecer cada um deles.

O implante dentário visa substituir um dente perdido ou ausente. Ele consiste na inserção de um parafuso de titânio no osso da mandíbula ou maxila, que serve como uma raiz artificial. 

Esse parafuso é fixado de forma segura no osso e, após um período de cicatrização, é colocado um dente artificial sobre ele – a prótese dentária. As próteses mais naturais e resistentes são feitas de porcelana. 

O implante dentário proporciona uma aparência natural, melhora a função mastigatória e proporciona segurança e conforto ao paciente. É uma solução duradoura e eficaz para a substituição de dentes perdidos.

+Leia também: Joias dentais estragam os dentes? Quais cuidados devem ser observados

A prótese dentária, então, é a estrutura artificial utilizada no lugar do dente ausente, podendo ser removível ou fixa. Ela tem a função de restaurar a estética do sorriso, melhorar a mastigação e a fala, além de manter a harmonia da estrutura bucal. 

Existem diferentes tipos, como as próteses totais (dentaduras), as parciais removíveis e as fixas. A indicação varia de acordo com as necessidades e condições de cada paciente.

Continua após a publicidade

Nesse universo, a coroa dentária é um tipo de prótese fixa que tem o formato de um dente natural e é utilizado para restaurar a função e a estética de um dente danificado. Ela é colocada sobre o dente natural ou sobre um implante dentário, e funciona como uma capa protetora. 

A coroa é feita de materiais como porcelana, metal, resina ou uma combinação desses materiais. Ela é projetada para se encaixar perfeitamente na boca e proporcionar uma aparência natural. 

A colocação de uma coroa dentária é recomendada em casos de dentes quebrados, desgastados com cáries extensas, com restaurações grandes ou, ainda, descoloridos. Além de restaurar a função do dente danificado, ela ajuda a proteger o dente remanescente e a melhorar a estética do sorriso.

Após o procedimento, o paciente precisa tomar alguns cuidados para garantir o sucesso e a eficiência do tratamento:

Higiene bucal adequada: é essencial para prevenir infecções e problemas futuros. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma escova macia e use fio dental diariamente. Também é recomendado o uso de enxaguante bucal sem álcool.

Evite alimentos duros e pegajosos: nos primeiros dias após o procedimento, fuja de balas, chicletes, frutas mais duras e alimentos muito quentes, pois eles podem prejudicar a cicatrização e danificar a prótese. Opte por alimentos macios e mornos durante esse período.

Continua após a publicidade

Evite tabaco e álcool: eles comprometem a cicatrização e a saúde bucal em geral.

Vá periodicamente ao dentista: consultas de acompanhamento regulares para avaliar a saúde do implante ou prótese e realizar limpezas profissionais ajudam a detectar problemas precocemente e a garantir a durabilidade do tratamento.

*João Piffer é CEO e sócio-fundador da rede de clínicas odontológicas PróRir. Também é cirurgião dentista formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.