Fita ou fio dental: você sabe a diferença?
Entenda o que difere esses dois itens e qual o indicado para a sua higiene bucal
De modo geral, quando se trata de higiene bucal, a discussão sobre a eficácia entre fita e fio dental é recorrente. Ambos têm a mesma finalidade: limpar os espaços entre os dentes. No entanto, há diferenças significativas entre eles, e a escolha adequada pode beneficiar a saúde bucal.
A fita dental é conhecida por sua finura e formato achatado. Essas características podem ser vantajosas para alguns, mas limitantes para outros. Seu filamento, por exemplo, às vezes não alcança espaços estreitos entre os dentes da mesma forma que o fio dental.
Esse, por sua vez, é composto por vários filamentos que se entrelaçam, formando uma rede fina e flexível, capaz de penetrar em espaços mais apertados com maior facilidade.
Outra diferença perceptível está no tamanho. A fita dental tende a ser mais longa do que o fio, o que é um obstáculo para quem necessita de uma higiene bucal mais detalhada, como aqueles em tratamento ortodôntico. Por ser mais comprida, ela dificulta uma manobra adequada para a limpeza eficaz.
+Leia também: Cápsulas mastigáveis para higiene bucal funcionam?
Ou seja, muitas vezes o fio é mais indicado para pessoas com dentes mais juntos. Já a fita dá conta do recado em indivíduos com os dentes mais separados, que até acumulam mais alimento nesses espaços.
Mas é importante ressaltar que a escolha entre um e outro não deve ser arbitrária, e, sim, baseada em orientações profissionais. Além disso, é fundamental adotar uma rotina de cuidados bucais que inclui escovação adequada e uso de fio ou fita dental.
*Ramon Lima é franqueado da rede de clínicas odontológicas PróRir, cirurgião dentista formado pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pós-graduado em endodontia pela instituição de pós-graduação INCO.