Namorados: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Chegue Bem

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Você pode (ou melhor, deve) se preparar para um envelhecimento saudável. A geriatra Maisa Kairalla, da Universidade Federal de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, ensina como

A espiritualidade como pilar do envelhecimento saudável

Ter uma crença ajuda a desenvolver o senso de propósito e a lidar com o medo da morte

Por Maisa Kairalla
25 nov 2024, 12h00
saude-religiao-espiritualidade-fe-comportamento
Medicina e a espiritualidade nasceram juntas (Foto: vecstock/Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

A espiritualidade é um dos elementos-chave para o envelhecimento saudável.

Mas o que realmente significa essa “espiritualidade” de que estamos falando? Não se trata apenas de religiosidade, mas sim de encontrar um sentido para a vida, de ter esperança, fé, conforto e paz interior.

Estudos científicos demonstram que pessoas que possuem algum tipo de crença são mais capazes de equilibrar a conexão entre corpo, mente e espírito, o que as ajuda a lidar melhor com o estresse e a encarar os desafios da vida, como uma doença ou uma perda.

+Leia também: Propósito de vida: o segredo para viver mais e melhor

A espiritualidade tem o potencial de influenciar diretamente a qualidade de vida dos pacientes e suas decisões médicas. Além disso, participar de comunidades espirituais, como serviços religiosos, está associado a uma vida mais saudável e longa, com menores índices de depressão e abuso de substância.

Continua após a publicidade

No contexto da saúde física e mental em adultos mais velhos, ela pode reduzir a ansiedade e até mesmo o medo da morte, um tema comumente evitado pelas pessoas ao pensarem sobre o envelhecimento.

Quando nos sentamos à frente de um paciente geriátrico, sabemos que estamos diante de alguém que carrega um universo único. Para entender suas necessidades — não apenas físicas, mas também emocionais — é fundamental escutar com atenção, muito além dos sintomas. Devemos ouvir seus medos, anseios e dúvidas, acolhendo-os respeitando suas crenças e valores.

Como bem disse o psiquiatra Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Continua após a publicidade

+Leia também: O estudo do reiki e os problemas em medicalizar a espiritualidade

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.