saudeLOGO Created with Sketch.

Onde há vida, há enfermagem!

Profissional reforça o papel do enfermeiro em diversas esferas da saúde

O Dia Internacional da Enfermagem, celebrado anualmente em 12 de maio, foi instituído pelo Conselho Internacional de Enfermagem em 1965 e comemora o aniversário de Florence Nightingale, enfermeira pioneira da profissão. No Brasil, celebra-se, de modo mais amplo, a Semana da Enfermagem, que começa no 12 de maio e termina no dia 20, quando se comemora o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

O enfermeiro é um profissional que atua em diferentes áreas do saber e contribui para a promoção do cuidado centrado na pessoa em suas diversas fases da vida, bem como nos níveis de baixa, média e alta complexidade em saúde.

Nas áreas acadêmicas, atua em instituições de ensino técnico e superior, desenvolve pesquisas e é responsável por programas de pós-graduação, os quais englobam os cursos de especialização, residência, mestrado, doutorado e pós-doutorado em nível nacional e internacional.

O enfermeiro, além de sua competência técnico-científica, desempenha papel essencial na liderança de serviços de saúde e equipes das diversas áreas e especialidades clínicas. Além disso, identifica problemas de saúde e implementa importantes intervenções para o cuidado integral e individualizado. Nas cirurgias cardíacas, que se incluem dentre as mais complexas e delicadas, o trabalho dos enfermeiros é decisivo.

No último dia 24 de abril, o Conselho Federal de Enfermagem, junto com o Conselho Internacional de Enfermagem, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), lançou no Brasil a campanha mundial de fortalecimento da Enfermagem, intitulada Nursing Now. Tal iniciativa tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento dos profissionais da categoria, melhorar as condições de trabalho e disseminar as práticas de enfermagem em âmbito regional e nacional.

É importante destacar que a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), enquanto Centro Colaborador em Pesquisa junto à OMS, apoia essa campanha e tem contribuído sobremaneira para a divulgação e o empoderamento da atuação do enfermeiro na sociedade mundial.

O slogan da campanha – “Onde há vida, há enfermagem” – expressa com clareza o significado da profissão e a contribuição desses profissionais na prevenção de doenças e agravos, promoção, recuperação e reabilitação da saúde.

*Eugênia Velludo Veiga é diretora executiva do departamento de Enfermagem da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp)