Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês
O Futuro do Diabetes Por Blog Carlos Eduardo Barra Couri é endocrinologista e pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), além de autor do livro O Futuro do Diabete (Ed. Abril). Aqui ele mapeia os cuidados e os avanços para o controle do problema

Um recado e uma promessa do maior congresso sobre saúde do coração

Direto dos Estados Unidos, nosso colunista destaca pontos que merecem ser incluídos no cuidado com a saúde cardiovascular e o diabetes

Por Dr. Carlos Eduardo Barra Couri - 19 Nov 2019, 12h26

Do 16 ao 18 de novembro, aconteceu o Congresso da Associação Americana do Coração, na Philadelphia (EUA). E eu estive por lá, até porque o diabetes protagonizou muitas das aulas e pesquisas que foram apresentadas.

Daria para passar horas discutindo as novidades, mas gravei dois vídeos dentro do congresso sobre assuntos que achei particularmente interessantes. O primeiro é sobre o fato de que os indivíduos com diabetes não devem ficar de olho só nas taxas de glicemia e hemoglobina glicada:

 

Continua após a publicidade

Eu também achei particularmente interessante um estudo que testou um remédio contra gota (colchicina) para amenizar as consequências de um infarto do miocárdio. Alguns dos voluntários inclusive tinham diabetes:

 

Continua após a publicidade
Publicidade