Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Com a Palavra Por Blog Neste espaço coordenado pelo jornalista Diogo Sponchiato, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde

O caminho para termos uma saúde bucal bem melhor

Apesar de o país ter uma odontologia de primeira, muitos brasileiros ainda sofrem com cárie, gengivite e outros problemas bucais. Como virar esse jogo?

Por Luis Siqueira, diretor de Oral Care da P&G Brasil* Atualizado em 29 mar 2021, 18h55 - Publicado em 29 mar 2021, 15h44

Uma escovação correta e frequente, aliada à boa alimentação, é um dos pilares básicos para manter a saúde bucal em dia. Entretanto, ainda hoje enfrentamos algumas dificuldades que levam o brasileiro a viver uma realidade distante do ideal nesse contexto.

O Brasil é um país com uma das melhores odontologias do mundo, mas, ao mesmo tempo, é um dos que mais sofrem com problemas de saúde bucal. Esse é um ponto de atenção que desperta em nós a vontade de ser um agente de transformação da situação atual. E podemos fazer isso aliando informação, comprometimento profissional e tecnologia.

Talvez você não saiba, mas o tempo ideal de escovação gira em torno de dois minutos. E a escova manual deveria ser trocada a cada três meses… Nem todo mundo conhece ou segue à risca as recomendações dos dentistas.

Quando pensamos nisso e na falta de adesão às visitas periódicas ao consultório odontológico, começamos a entender porque, segundo os estudos, oito em cada dez pessoas perderão ao menos um dente ao longo da vida. E 90% da população adulta tem ou já teve cáries.

Continua após a publicidade

Ainda falta educação em saúde bucal por aqui. E é diante desse cenário que buscamos transformar a categoria de higiene bucal no Brasil de “simples cuidado básico” para um instrumento de “saúde bucal completa”. Esse é um trabalho que envolve conscientização, alinhamento com os dentistas e o desenvolvimento e a oferta de produtos com tecnologias inovadoras.

Com esse propósito de melhorar a saúde bucal dos brasileiros, criamos uma campanha que, disseminando conhecimento em diversas plataformas, sensibiliza a população aos cuidados com os dentes e a gengiva. Queremos mostrar que é possível mudar a realidade com o apoio dos dentistas, o uso de produtos melhores e a adoção de bons hábitos de higiene bucal. A iniciativa vai além de falar: quer colocar a mão na massa e fazer.

Só um esforço conjunto pode chegar a uma conscientização eficiente. Essa é uma caminhada entusiasmante porque faz a ponte de novas tecnologias com o consumidor e ajuda a trazer soluções que vão ao encontro da necessidade de cada um. É dessa harmonia que saem cremes e fios dentais, antissépticos, escovas manuais e até as versões elétricas, capazes de remover 100% da placa bacteriana. São as nossas ferramentas para prevenir cárie, gengivite e tantos outros problemas bucais.

A chave do sucesso para melhorar a saúde bucal no Brasil passa por uma conscientização em escala nacional. De forma didática, com a ajuda dos experts da odontologia e da inovação, podemos informar e engajar os brasileiros a buscar uma saúde bucal 100%.

* Luis Siqueira é diretor sênior de Oral Care da P&G Brasil

Continua após a publicidade

Publicidade