Segundo o IBGE, a catarata é uma das principais causas de cegueira no país. Mas tem como evitar. Em um estudo da universidade King’s College London, no Reino Unido, 1 mil pares de mulheres gêmeas responderam um questionário que visava calcular a quantidade de nutrientes e vitaminas que ingeriam. Os pesquisadores analisaram também a eventual presença de catarata quando as participantes atingiram 60 anos. Uma década depois, voltaram a examinar 324 duplas de irmãs.
Resultado: a vitamina C se mostrou uma poderosa aliada. Nas primeiras análises, as voluntárias que consumiram alimentos ricos nessa substância tinham cerca de 20% menos risco de desenvolver catarata. E o perigo caiu mais ainda entre as voluntárias que continuaram a seguir uma dieta repleta do nutriente ao longo dos anos.
Leia também: Onde encontrar 12 vitaminas essenciais para o seu corpo
Os cientistas especulam que os benefícios vêm sobretudo da propriedade antioxidante da vitamina C. Ou seja, ela evitaria a oxidação responsável pelos danos oculares que abrem as portas para a catarata. Um cardápio cheio da molécula, portanto, daria um reforço para o globo ocular, conferindo proteção contra a doença.
Agora, atenção! Não vá atrás de suplementos sem recomendação de especialistas. Frutas como limão, laranja, acerola e morango têm uma boa dose da vitamina — da mesma forma que legumes como brócolis e pimentão amarelo.