Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Cirurgia de catarata amplia expectativa de vida

Cuidar dos olhos traz vantagens que não se resumem a uma boa visão. E isso se torna ainda mais nítido com o avançar da idade

Por Giovana Feix Atualizado em 2 jul 2018, 15h34 - Publicado em 28 mar 2018, 10h01

Já dá para encarar a cirurgia de catarata como um procedimento que também prolonga os anos pela frente. É o que concluem especialistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, ao comparar mulheres submetidas ou não à operação.

Entre aquelas acima de 65 anos que fizeram a cirurgia, observou-se uma queda de 60% no índice de mortalidade no período avaliado. E olha que isso não tem só a ver com o fato de que, enxergando melhor, cai o risco de quedas e acidentes.

Na verdade, quem ficou com a vista preservada corria menor probabilidade de sofrer com várias outras doenças. Para o geriatra José Elias Pinheiro, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o achado talvez seja explicado pela tendência de que as pessoas que tratam a catarata já cuidam mais da saúde.

Acontece que ainda muita gente teme e, por isso, evita a cirurgia. Que erro! “A intervenção nunca foi tão segura e melhora até mesmo a saúde mental de quem passa por ela”, conta o médico Pedro Carricondo, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Continua após a publicidade

Publicidade