saudeLOGO Created with Sketch.

Cirurgia de catarata amplia expectativa de vida

Cuidar dos olhos traz vantagens que não se resumem a uma boa visão. E isso se torna ainda mais nítido com o avançar da idade

Já dá para encarar a cirurgia de catarata como um procedimento que também prolonga os anos pela frente. É o que concluem especialistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, ao comparar mulheres submetidas ou não à operação.

Entre aquelas acima de 65 anos que fizeram a cirurgia, observou-se uma queda de 60% no índice de mortalidade no período avaliado. E olha que isso não tem só a ver com o fato de que, enxergando melhor, cai o risco de quedas e acidentes.

Na verdade, quem ficou com a vista preservada corria menor probabilidade de sofrer com várias outras doenças. Para o geriatra José Elias Pinheiro, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o achado talvez seja explicado pela tendência de que as pessoas que tratam a catarata já cuidam mais da saúde.

Acontece que ainda muita gente teme e, por isso, evita a cirurgia. Que erro! “A intervenção nunca foi tão segura e melhora até mesmo a saúde mental de quem passa por ela”, conta o médico Pedro Carricondo, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s