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Top of Wellness revela as marcas preferidas no universo do bem-estar

Edição 2020 da premiação ouviu mil brasileiros e aponta os favoritos do público nos segmentos de saúde, alimentação, higiene, cuidados com a família...

Por Thais Szegö Atualizado em 21 dez 2020, 09h11 - Publicado em 17 dez 2020, 18h55

Qual é o primeiro nome que vem à sua cabeça quando se fala em hospital? E em alimentação saudável? E em produtos para a pele? Essas foram algumas das perguntas respondidas por mil brasileiros para chegar aos vencedores do Top of Wellness 2020.

A premiação é baseada em uma pesquisa do Núcleo de Inteligência do Grupo Abril e de VEJA SAÚDE, que entrevistou pela internet pessoas de todas as regiões do país — um pouco mais da metade mulheres e 54% acima de 50 anos.

O objetivo central da iniciativa, que chega à sua terceira edição, foi apurar quais são as marcas preferidas dos brasileiros em 13 segmentos de saúde, bem-estar, cuidados pessoais e com a família. E, em 2020, a ideia também foi entender até que ponto a pandemia do coronavírus influenciou no trabalho e no reconhecimento dessas empresas.

Um dos pontos em comum nos esforços dos vencedores foi o uso da tecnologia para ampliar o acesso a seus pacientes ou clientes e melhorar o serviço remoto. Pudera: o ano foi marcado pelas recomendações de distanciamento e isolamento social. As marcas se mobilizaram para oferecer soluções a todo mundo que se empenhava em não sair de casa.

Outro movimento geral foi a preocupação das empresas com a população mais vulnerável e com menos acesso a atendimento médico. Por isso, praticamente todas investiram em ações sociais para dar suporte a quem mais precisava.

Agora é o momento de conhecer as marcas vencedoras do Top of Wellness 2020, saber o que elas fizeram neste ano tão desafiador e as perspectivas em cada setor para os próximos tempos.

Hospital – Hospital Israelita Albert Einstein

Conhecido pela primazia no atendimento, o hospital paulistano manteve seu espírito inovador e pioneiro diante da conjuntura imposta pelo novo coronavírus. “Um dos nossos destaques foi a criação do aplicativo Einstein Conecta, o primeiro serviço de assistência a urgências de baixa complexidade 100% digital que pode ser oferecido pelas empresas a seus colaboradores. Ele contribui, entre outras coisas, para evitar a sobrecarga nos hospitais”, conta o médico Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. A instituição administrou ainda o Hospital Municipal de Campanha do Pacaembu e investiu muito em pesquisa científica nessa fase. “Além de trazer muito aprendizado para o setor da saúde, a pandemia nos levou a acelerar muitos processos de inovação e queremos avançar mais”, afirma Klajner.

Farmácia – Drogasil

A RaiaDrogasil defende como seu propósito cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida e isso nunca se fez tão presente quanto em 2020. Pensando no grupo de risco, foi criado o programa “Entrega na Vizinhança”, por meio do qual o cliente liga diretamente para a farmácia da rede mais próxima de sua residência e solicita o item desejado, que é entregue sem custo adicional. Também houve bastante investimento em tecnologia, o que possibilitou o aumento de vendas online e o lançamento de uma plataforma voltada para a saúde integral do consumidor que, além dos remédios, oferecerá produtos como óculos de grau, lentes de contato e medicamentos manipulados. “Ainda organizamos um fundo que disponibilizou 25 milhões de reais em doações para apoiar cidades do interior do país no combate à Covid-19”, relata Marcilio Pousada, presidente da RaiaDrogasil.

Centro de Exames – Fleury

A mudança no comportamento das pessoas diante da pandemia guiou as adaptações realizadas pelo laboratório. “Os clientes agora querem mais do que nunca facilidades e receber serviços em casa, por isso aumentamos nossa oferta de atendimento domiciliar e implantamos serviços diferenciados, como o atendimento por drive-thru e o check-in digital”, diz Jeane Tsutsui, diretora executiva de Negócios do Fleury Medicina e Saúde. Outras iniciativas importantes foram o lançamento da Saúde iD, plataforma do grupo baseada na ciência de dados que permite aos usuários fazer a gestão da sua saúde de forma totalmente digital, e a consultoria a empresas, orientando a volta ao trabalho de forma segura. A responsabilidade social também esteve em pauta. “Fizemos parceria com o Hospital Sírio-Libanês para criar uma plataforma que oferece teleorientação sobre Covid-19 para comunidades com necessidade de atenção em saúde”, destaca Jeane.

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Farmacêutica – Medley

A empresa segue fiel à sua principal meta definida em 2019: a democratização do acesso à saúde integral (física, mental e social). Por isso, diante da nova realidade, lançou a linha VitaMedley, com vitaminas para diferentes públicos e que promete ajudar a manter a saúde em dia, além de ter criado a campanha “É hora de se cuidar”, mostrando a importância de ficar em casa e zelar pela saúde de forma global. Também houve a ativação da plataforma “Vizinho Amigo”, que promove matches entre pessoas dispostas a se ajudar em atividades rotineiras, como a ida ao mercado. “Também realizamos lives sobre depressão e criamos uma iniciativa voltada às mulheres, já que elas são a maioria na linha de frente do combate à Covid-19 e as mais impactadas nesse período por acumularem atividades domésticas e de cuidado com os filhos”, ressalta Joana Adissi, diretora-geral da Medley.

Plano de saúde – Unimed

O convênio com atuação em boa parte do país deu sequência ao movimento que estimula as pessoas a cuidarem da saúde por meio de alimentação saudável, equilíbrio emocional e exercícios físicos. No quesito tecnologia, implantou uma ferramenta que permite processar uma série de indicadores da pandemia em sua rede, como a quantidade de leitos disponíveis e o número de casos e óbitos diários. Também arrecadou dinheiro, alimentos e equipamentos de proteção para as comunidades necessitadas. “Por causa do momento econômico adverso, é provável que o mercado da saúde suplementar não se expanda como esperávamos, de modo que é importante desenvolvermos alternativas para fidelizar nossos clientes e investir em tecnologia e acessibilidade para continuar nossa parceria junto à população”, afirma Darival Bringel de Olinda, diretor de desenvolvimento de mercado da Unimed do Brasil.

Alimentação saudável – Nestlé

Os tempos da Covid-19 reforçaram a necessidade de cuidar do corpo, do bem-estar e da alimentação da família, lema que sempre fez parte dos valores desse grupo centenário. “Queremos proporcionar um cuidado completo a todas as pessoas, contribuindo para um futuro mais saudável, e salientar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida delas”, declara Frank Pflaumer, vice-presidente de marketing e comunicação da Nestlé. Para o executivo, o Top of Wellness não só endossa que a empresa está no caminho certo como reflete sua intensa atuação social no momento presente. “Nossas prioridades agora são garantir a segurança de todos, dos colaboradores aos consumidores, e o abastecimento da população brasileira, apoiando inclusive a sociedade com doações, iniciativas e informações voltadas à Covid-19”, pontua.

Produtos de higiene – Johnson & Johnson

“A primeira grande mudança do consumidor com a pandemia foi colocar o foco na higiene pessoal e esse comportamento vai se aprofundar com o passar do tempo”, afirma Ricardo Wolff, VP de Marketing e Estratégia da Johnson & Johnson Consumer Health. Segundo ele, também é incontestável que cada vez mais as pessoas buscam informações relacionadas aos ingredientes das fórmulas dos produtos e à maneira como eles são elaborados. Isso estimula e evidencia a busca por qualidade dentro da marca, que tem centro de pesquisa próprio. A Johnson & Johnson também aumentou seus esforços no comércio pela internet e em ações de impacto na sociedade e no meio ambiente. “Lançamos o projeto de gestão ambiental Healthy Lives Mission, porque, para nós, uma vida saudável requer um ambiente saudável”, destaca Wolff.

Cuidados após os 60 – Natura

Nessa categoria híbrida, prevaleceu a marca lembrada pelo cuidado pessoal. A empresa sentiu a pandemia dentro e fora da linha de produção. As fábricas passaram gradativamente a fazer apenas itens essenciais para a higiene, entre eles álcool líquido e em gel, e pararam temporariamente com a confecção de maquiagem e perfumaria. “Assim, houve uma grande diminuição na circulação de pessoas nos nossos espaços, o que, aliada a todos os protocolos de higiene e sanitização, reduziu os riscos para os times nas fábricas e centros de distribuição, que puderam ficar mais focados em produtos de primeira necessidade para a população”, explica Maria Paula Fonseca, diretora geral da Natura. Para que as suas consultoras e revendedoras pudessem trabalhar com segurança, foram criadas diversas ferramentas digitais: assim elas também conseguem atender seus clientes, entre eles os mais velhos, remotamente.

Saúde infantil – Johnson & Johnson

A maior e mais diversificada companhia de saúde do mundo, com atuação em áreas tão diversas como higiene pessoal e produção de remédios e vacinas, é muitas vezes lembrada por sua linha de cuidados infantis. E, na pandemia, essa frente não foi esquecida. “No início do isolamento social, realizamos uma campanha com viés educacional, transformando a conhecida canção “O sapo não lava o pé” em “O sapo lavou a mão” e ensinando os movimentos corretos dessa higienização para as crianças, que podem fazer isso no mesmo tempo da melodia”, exemplifica o VP de Marketing e Estratégia da Johnson & Johnson Consumer Health. O grupo lembra, ainda, que segue o compromisso de inovação nos ingredientes e embalagens para xampus e afins com a ideia de conciliar o bem-estar da família com um planeta mais saudável.

Academia e serviços fitness – Smart Fit

Este foi o ano em que as academias fecharam… mas não pararam. A rede vencedora do Top of Wellness colocou no ar, no início do isolamento social, um site com aulas gratuitas de diversas modalidades, que teve mais de 25 milhões de acessos em toda a América Latina. Na sequência, lançou os aplicativos Smart Fit Nutri, de orientação nutricional, e Smart Fit Coach, um personal trainer virtual, e adquiriu o aplicativo de atividade física “Queima Diária”, que já tem mais de 340 mil assinantes. “Com a flexibilização da quarentena, investimos pesado em segurança para voltar a receber nossos alunos”, afirma Leonardo Cirino, vice-presidente de marketing da Smart Fit. O esforço compensou. Para Cirino, o pódio na premiação pelo terceiro ano ressalta a responsabilidade do grupo em inovar e cuidar dos seus clientes.

Rede de produtos saudáveis – Mundo Verde

“A pandemia intensificou a preocupação das pessoas com a saúde de toda a família, o que aumentou a importância de estarmos próximos aos nossos clientes e fornecer produtos e informação de qualidade”, diz Monica Ogawa, gerente de marketing da empresa. Por isso, a Mundo Verde produziu textos e vídeos reunindo orientações de profissionais das áreas de medicina, nutrição, educação física e saúde mental. Além disso, seu serviço “Olá Nutri”, pelo qual é possível tirar dúvidas gratuitamente com nutricionistas, foi expandido para as redes sociais em diversos formatos. A criançada também foi contemplada através da parceria com a Disney, que tem o objetivo de combater a obesidade e o sedentarismo infantil. E, como as pessoas passaram a cozinhar mais em casa, a rede, que também fortaleceu seus serviços de e-commerce e delivery, divulgou uma porção de receitas saudáveis.

Cuidados com a pele – Natura

Sempre foi uma característica da marca ir além dos cuidados específicos com a pele e o cabelo, contemplando também o autocuidado e o autoconhecimento. Em tempos de incerteza e distanciamento social, isso foi ainda mais significativo. “Por essa razão, utilizamos a expertise do nosso time de ciência do bem-estar para divulgar a importância da meditação para reduzir o estresse e a ansiedade”, conta Maria Paula. Segundo a executiva da Natura, a prática já fazia parte da rotina de cuidados da empresa: “Investimos nela há sete anos e contamos, inclusive, com o aplicativo Meditação Natura, que é gratuito e ideal para quem quer se iniciar na prática.” Além do portfólio de cremes, loções e xampus, com ingredientes nativos, o grupo lançou um portal para ajudar na divulgação de informações confiáveis sobre a Covid-19 e disseminou conteúdos com foco em equilíbrio emocional a suas consultoras e líderes de negócio.

Saúde animal – Pedigree

A Mars Brasil, fabricante da marca de nutrição animal, tem como compromisso construir um mundo melhor para os pets todos os dias. E isso passa por fornecer alimentação de qualidade a esses membros da família. Esses preceitos ganharam relevância com a pandemia, já que as medidas de isolamento social aumentaram o tempo de permanência dos donos em casa, intensificando a conexão com cães, gatos e companhia. “Foi dentro desse cenário que, acompanhando a demanda por compras online, aceleramos nosso processo de transformação digital”, conta Roberto Valdrighi, gerente de marketing da Mars Petcare. “Também notamos um aumento na adoção e, por essa razão, trouxemos para o Brasil o ‘Cachorros no Zoom’, ação que reúne virtualmente animais disponíveis e pessoas interessadas em se tornarem tutores, driblando as dificuldades da realidade atual para a concretização desse encontro”, revela.

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