Inverno: Revista em casa a partir de 10,99

O sarampo está erradicado no Brasil

O país agora espera receber um certificado da Organização Mundial da Saúde comprovando o feito até o final do ano

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 29 Maio 2023, 11h49 - Publicado em 27 jul 2016, 17h15
CDC
CDC (/)
Continua após publicidade

Doença que era muito comum entre crianças brasileiras, o sarampo desapareceu do nosso país. O anúncio foi feito durante a visita ao Brasil de Marceline Dahl-Regis, presidente do Comitê Internacional de Especialistas de Avaliação e Documentação da Sustentabilidade do Sarampo nas Américas. O último caso relatado da doença por aqui ocorreu no Ceará, em julho de 2015. Espera-se que, até o final de 2016, o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim ficará reconhecida a erradicação em todo o continente americano. Mesmo após a eliminação da transmissão do vírus, é importante a manutenção do sistema de vigilância para detectar casos da doença  vindo de outros países.

Vale lembrar que o sarampo pode ser prevenido por meio da vacinação. No Brasil, essa imunização é obrigatória e também protege contra caxumba e rubéola — é a tríplice viral. Os principais sintomas do sarampo são febre, tosse persistente, irritação nos olhos e manchas avermelhadas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.