Invenções que revolucionarão a saúde até 2030
Conheça algumas tecnologias promissoras para o futuro da medicina

A Fundação Bill e Melinda Gates e a Agência Americana de Desenvolvimento Internacional produziram um relatório que elenca as 30 invenções que terão o maior impacto na saúde pública nos próximos 15 anos. Abaixo, você confere oito pra lá de promissoras
Saco plástico para salvar bebês
Criado por um mecânico argentino, ele é preso na cabeça do neném e auxilia o médico a puxá-lo para fora quando há complicações no parto. É uma opção a métodos como o fórceps e as cirurgias. Salvaria até 250 mil vidas.
Uma caixa-d’água inteligente e segura
O pouco acesso a água limpa provoca surtos de diarreia em países pobres. Um novo equipamento, capaz de evitar o mal em 1,5 milhão de crianças, libera a quantidade exata de cloro para desinfetar a H2O. E ele não precisa de eletricidade.
Camisinha contra perda de sangue
A hemorragia pós-parto é a principal causa de morte maternal no mundo. Quando as drogas não funcionam, uma espécie de camisinha surge como promessa. Ela é preenchida com água, dentro do útero. Assim, estanca o sangramento.
Respirador portátil ajuda recém-nascidos
Quase 10% das crianças que acabaram de nascer encontram dificuldades para respirar. Um dispositivo – simples, de baixo custo e reutilizável – vai substituir outros mais caros, que são raridade nas nações subdesenvolvidas.
Anticoncepcional de longa ação
Administrado por meio de uma injeção com efeito de três meses, o método já começa a ser disponibilizado em áreas remotas da África. E pode ser aplicado pelas próprias mulheres. A ideia é ajudar a planejar a família e evitar a gravidez indesejada.
Diagnóstico da malária num zás-trás
A infecção, que atinge 200 milhões de pessoas por ano, carece de novas formas de diagnóstico precoce – quanto antes tratar, melhor. A boa notícia é a criação de uma tecnologia que usa campos magnéticos e flagra o parasita em segundos.
Checkup simplificado da visão
Uma máquina operada por técnicos com treinamento básico detecta sintomas precoces de catarata, glaucoma… Ela será de grande valia nas regiões necessitadas, especialmente na Ásia, onde há muitos casos de cegueira.
Hipertensão revelada na gravidez
Uma em cada 20 gestantes sofre com aumento da pressão arterial. E, na maioria das vezes, o corpo não dá sinais disso – um risco à saúde da mãe e do filho. Mas um medidor de pressão só para grávidas está perto de virar realidade.