Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Gatos com problemas articulares: os cuidados necessários

Muitos gatinhos idosos convivem com problemas articulares. Mas nem sempre é possível diagnosticá-los precocemente. Saiba como proceder e ajude seu bichinho

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 22 out 2016, 18h55 - Publicado em 28 abr 2011, 22h00
Clara Cirino
Clara Cirino (/)
Continua após publicidade
Gatos com problemas articulares: os cuidados necessários

Ao atingir uma idade mais avançada, a partir dos 5 anos, os gatos tendem a apresentar problemas como inflamações articulares
Foto: Dreamstime

A flexibilidade dos felinos é algo notável. Eles se arriscam escalando cortinas ou se escondendo em espaços minúsculos. Mas muita gente nem imagina que, apesar de toda essa mobilidade, 30% dos gatos convivem com dores e limitações causadas pelo desgaste ou pela inflamação articulares. Trata-se das chamadas artrites e, em casos crônicos, artroses. Um levantamento realizado pela Universidade de Glasgow, na Escócia, aponta que esse tipo de enferrujamento das articulações dos gatos é mais comum do que se imagina.

Continua após a publicidade

“Apesar de o problema ser grave e comprometer a qualidade de vida do animal, as artrites e artroses nos felinos ainda são subdiagnosticadas”, confirma a veterinária Maira Resende, de São Paulo. O comportamento do bicho pode ajudar a flagrar a doença. Deixar de saltar ou se aventurar em escaladas é um indício típico de que a encrenca se instalou – e o pior é que ela geralmente já está em estágio avançado. Diante desse quadro, não se deve postergar a consulta com um especialista.

O que dispara essa perda de agilidade nos bichinhos? Alguns tipos de artrite, conhecidos como autoimunes ou erosivos, são deflagrados pelas próprias defesas do felino, que, tresloucadas, passam a atacar as juntas. Daí movimentar as patas torna-se um verdadeiro fardo. Drogas imunossupressoras, que diminuem a atividade do sistema imunológico, são as mais indicadas para esses casos. Tártaro nos dentes e ferimentos mal tratados também favorecem a eclosão da enfermidade. “Eles podem contribuir para que vírus e bactérias caiam na corrente sanguínea e acabem acometendo as articulações”, explica o veterinário Cássio Ricardo Ferrigno, de São Paulo.

Quando a artrite se torna crônica, ela passa a ser chamada de artrose. “Ao atingir uma idade mais avançada, a partir dos 5 anos, os gatos tendem a apresentar artroses provocadas por processos comuns ao envelhecimento, que são agravadas pela obesidade e pelo sedentarismo”, diz Maira. “Originárias de processos degenerativos, elas são tratadas com anti-inflamatórios, analgésicos e medicamentos condroprotetores”, explica Ferrigno. Esses remédios detêm o desgaste das cartilagens. Por fim, como uma opção paliativa, as agulhadas da acupuntura auxiliam a minorar a dor.

Continua após a publicidade

Dá para evitar artrites e artroses?

Se elas não tiverem causas genéticas, é, sim, possível preveni-las. Para isso, mantenha o gato sempre ativo, o que por si só já ajuda a evitar que os quilos extras, um agravante considerável, pesem no surgimento da doença articular. Além disso, no mercado existem rações enriquecidas com glucosamina e condroitina, substâncias que ajudam a proteger as articulações do desgaste natural ocasionado pelo avanço da idade.
 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.