Desvendando a dor: cólicas afetam homens e mulheres
O desconforto pode atingir homens e mulheres, das mais diversas idades. Saiba quais são as principais causas da dor e como aliviá-la
A cólica, provavelmente, é um dos sintomas mais conhecidos da menstruação. Porém, engana-se quem pensa que cólica é uma dor sentida apenas por mulheres.
O QUE É A CÓLICA?
É o desconforto na região do abdômen, que pode durar alguns minutos e é seguido por momentos de alívio, sendo provocado pela contração de órgãos ocos com o objetivo de expelir algo. Esses órgãos são aqueles que possuem uma cavidade no seu interior, como o intestino, a bexiga, os rins, a vesícula e o útero. Ou seja, apesar de muitas pessoas relacionarem a dor abdominal ao período menstrual,1 a cólica pode acontecer, também, em outras partes da região abdominal.
QUAIS PODEM SER AS CAUSAS DAS CÓLICAS?
Dores persistentes na região abdominal estão relacionadas a uma série de condições que afetam homens e mulheres e podem indicar alterações ou doenças em órgãos como intestino, estômago, fígado, bexiga, vesícula e, no caso das mulheres, útero e ovários.2 Embora comuns, esses incômodos devem ser investigados por um profissional da saúde para obtenção do diagnóstico e tratamento adequado.
Uma das condições é a doença inflamatória intestinal (DII), que provoca desconforto abdominal, sensação de barriga estufada e cólicas intensas, atingindo cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo.3
Outra doença que causa sintomas semelhantes, como dor e inchaço na barriga é a doença celíaca, uma condição autoimune⁴ causada pela intolerância ao glúten que prejudica a saúde e a qualidade de vida de uma em cada 100 pessoas no planeta.4
Há, ainda, a cólica renal, causada pelo ato de expelir pedras e cristais existentes nos rins. A condição afeta cerca de 15% da população mundial5 e provoca dores intensas.
Já a cólica biliar, que ocorre por consequência de pedras na vesícula, é uma das patologias gastrointestinais mais prevalentes no mundo – acomete até 10% da população.6
Isso sem falar da doença de Crohn,7 da síndrome do intestino irritável,8 entre outras enfermidades que levam os pacientes a sofrer com dores abdominais intensas.
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DA CÓLICA?
Outros problemas, como indigestão9 ou gases em excesso,9 também podem provocar dores e desconfortos abdominais, que não só prejudicam a qualidade de vida como também impedem a realização das atividades do dia a dia.9
COMO ALIVIAR AS CÓLICAS?
Algumas atitudes simples podem ajudar a reduzir o desconforto abdominal:
- procure adotar uma alimentação leve, priorizando os alimentos de fácil digestão, como frutas e sopas de legumes, e evite itens gordurosos ou condimentados;9
- fique atento à hidratação – tome bastante líquido, como água, chás e, se necessário, soro caseiro;9
- alivie o incômodo com o calor, vale fazer uma compressa ou usar uma bolsa de água quente;10
- se necessário, recorra aos medicamentos farmacêuticos.
Para ajudar no alívio das cólicas abdominais em homens e mulheres, a Neo Química, uma das principais marcas de medicamentos similares e genéricos do Brasil, traz o Mirador Cólica, um aliado contra as dores abdominais, sejam elas intestinais, renais, biliares ou menstruais.11
O medicamento conta com dupla ação, pois é composto de escopolamina, antiespasmódico para alívio das contrações, e dipirona, com uma importante propriedade analgésica que diminui a percepção da dor.11
Mirador Cólica, portanto, é a marca da Neo Química que abraça diversos tipos de cólicas e dores abdominais, pois enxerga que a cólica é uma dor de todos.
Mirador Cólica. Direto na Cólica.
Dizeres legais: Mirador Cólica. Butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.5584.0641. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2023.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Sigmon DF, Dayal N, Meseeha M. Biliary Colic. 2023 Jul 31. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28613523/. Acesso em: 16 ago 2023.
- Healthgrades Editorial Staff. Abdominal Discomfort [Internet]. 06 jan. 2021. Disponível em: https://www.healthgrades.com/right-care/symptoms-and-conditions/abdominal-discomfort. Acesso em: 16 ago 2023.
- Biblioteca Virtual em Saúde; Ministério da Saúde. 19/05 – Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/19-5-dia-mundial-da-doenca-inflamatoria-intestinal/#:~:text=Cerca%20de%2010%20milh%C3%B5es%20de,Doen%C3%A7a%20Inflamat%C3%B3ria%20Intestinal%20(DII. Acesso em: 16 ago 2023.
- Biblioteca Virtual em Saúde; Ministério da Saúde. 16/5 – Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca: “Ilumine a doença celíaca”. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/16-5-dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-a-doenca-celiaca-ilumine-a-doenca-celiaca. Acesso em: 16 ago 2023.
- Moftakhar L, et al. Prevalence and risk factors of kidney stone disease in population aged 40-70 years old in Kharameh cohort study: a cross-sectional population-based study in southern Iran. BMC Urol. 2022; 22(1):205. Disponível em: https://bmcurol.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12894-022-01161-x#:~:text=There%20are%20many%20differences%20in,population%20of%20China%20%5B4%5D. Acesso em: 16 ago 2023.
- Goldman L, Ausiello D. Cecil Medicina. 23ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011. 1331-1335p.
- Biblioteca Virtual em Saúde; Ministério da Saúde. Doença de Crohn. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-crohn/. Acesso em: 21 ago 2023.
- Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia. Síndrome do Intestino Irritável (SII). Disponível em: https://www.sbmdn.org.br/sindrome-do-intestino-irritavel-sii/. Acesso em: 21 ago 2023.
- Abdominal Pain: Causes, Types & Treatment. Cleveland Clinic. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/symptoms/4167-abdominal-pain#care-and-treatment. Acesso em: 21 ago 2023.
- University College London. Heat halts pain inside the body Disponível em: https://www.ucl.ac.uk/news/2006/jul/heat-halts-pain-inside-body. Acesso em: 21 ago 2023.
- Bula do produto Mirador Cólica.