Desenho pode ajudar crianças a superarem o medo do dentista
O tratamento odontológico muitas vezes é motivo de pânico para os pequenos. Mas dá para distraí-los e, assim, evitar o chororô
Estima-se que uma a cada cinco crianças tenha medo de ir ao dentista. Segundo especialistas, isso tende a tornar o tratamento mais longo e doloroso. Para driblar o pânico (e deixar a molecada com os dentes tinindo), cientistas da Universidade Rei Saud, na Arábia Saudita, propuseram-se a descobrir estratégias para acalmar os pequenos.
Eles analisaram o comportamento de 56 crianças (com idades entre 7 e 9 anos) durante alguns procedimentos, como anestesia local e restauração dos dentes. Só que dois grupos foram formados: enquanto um usava óculos especiais para assistir a seus desenhos favoritos durante os processos, o outro não contava com qualquer distração audiovisual.
Ao final do experimento, os experts notaram que as crianças que ficaram entretidas com os desenhos apresentavam níveis menores de estresse e cooperavam mais com os dentistas. Sem contar que o número de batimentos cardíacos também era bem menor em quem estava focado nas animações. Mas, segundo relato das crianças, não houve diferença na intensidade de dor que sentiram.
Apesar de ser um estudo com número limitado de participantes, os autores concluem que dá, sim, para melhorar a experiência das crianças na tão assustadora cadeira do dentista. Talvez um dispositivo eletrônico (como um celular ou tablet) dê uma força enquanto a tecnologia usada no estudo não é popularizada.