Como cuidar dos machucados das crianças
É só aparecer um machucado na pele que as bactérias se infiltram na região. Saiba como cuidar do ferimento do seu filho
Você se distrai um pouco e o pequeno aparece com um novo machucado. Acidentes desse tipo acontecem a todo momento. Para não entrar em pânico, saiba como acalmar e cuidar do seu filho.
Arranhões e hematomas
Muito comuns entre as crianças, eles surgem, principalmente, nos joelhos e nos cotovelos. Apesar de não serem considerados graves, esses ferimentos também requerem cuidados adequados para que não infeccionem. Ao se arranhar num escorregador enferrujado, por exemplo, a criança pode levar restos de metal velho para a corrente sangüínea e desenvolver o tétano.
Quanto aos hematomas ou manchas roxas que aparecem depois de batidas fortes, não há o que fazer. O sangue que ficou pisado por causa do impacto da pancada será absorvido pelo organismo naturalmente. A mancha vai ficar roxa, depois amarelada e sumir dentro de alguns dias.
O curativo
· Desinfete bem o local machucado com água e sabão. O ideal é fazer uma espuminha com o próprio sabonete utilizado no banho e lavar várias vezes o ferimento.
· Enxágue com um pouco de água oxigenada e, em seguida, passe medicamento.
· Se possível, deixe o ferimento descoberto para acelerar o processo de cicatrização.
Corte com sangramento intenso
· Faça compressão no local para que o sangue pare de escorrer. Use um chumaço de gaze ou uma toalha bem limpa e aperte a região durante cinco a dez minutos. Mas atenção! Não coloque talco, pó de café ou coisa parecida no machucado.
· Se, depois de diminuir o sangramento, for observado que se trata de um corte profundo, vá para um hospital.
· Caso o corte seja superficial, lave-o com água e sabão e faça um curativo.