Começa a 2ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA
Saiba mais sobre a premiação voltada a profissionais e instituições que desenvolvem iniciativas que empoderam as pessoas para a prática do autocuidado
De campanhas para ampliar as coberturas vacinais a programas, cartilhas, guias de cuidados de higiene e saúde gerais ou específicos para determinadas populações, a promoção do autocuidado é estratégia defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que, inclusive, instituiu a data de 24 de julho como o Dia Internacional do Autocuidado.
“A primeira edição da premiação, realizada no ano passado, superou nossas expectativas. Recebemos dezenas de ações que mostraram o quanto empreendedores, empresas, entidades governamentais e ONGs estão focados em ajudar as pessoas a ter uma qualidade de vida melhor”, diz Marli Martins Sileci, vice-presidente executiva da entidade. “Pudemos reconhecer e premiar trabalhos que promovem a educação e o desenvolvimento de hábitos saudáveis na população e reunir os responsáveis por esses trabalhos, que estão alinhados com os propósitos da ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde) e de seus associados”, complementa.
O Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA 2023 conta com três categorias e apresenta uma novidade: o reconhecimento especial de jornalistas, colunistas e comunicadores em geral cujo trabalho é marcado pelo compromisso de divulgar informação de qualidade relacionada ao conceito de autocuidado, qualidade de vida e boas escolhas em saúde. “Estamos empolgados em premiar mais iniciativas e profissionais de comunicação que também colaboram com o desenvolvimento do autocuidado nos brasileiros e lhes dar mais visibilidade”, ressalta Marli Sileci.
Nas categorias Comunicação em Saúde e Autoconhecimento, Promoção à Saúde e Uso Racional de MIPs e Outros Produtos, um júri técnico analisará os projetos indicados e, numa primeira etapa, apontará os três finalistas de cada uma. Esses trabalhos serão divulgados nos sites da premiação, da ACESSA e da revista VEJA SAÚDE. Em seguida, todos os jurados votarão para eleger os ganhadores.
No reconhecimento Jornalismo e Produção de Conteúdo sobre Autocuidado, por sua vez, a triagem das indicações será feita pela organização da premiação, e os nomes dos três finalistas escolhidos por ela serão submetidos ao júri técnico, que também elegerá o vencedor.
Em 2022, em cerimônia realizada em São Paulo, a premiação entregou troféus para os idealizadores de dois aplicativos para celular, um deles voltado à promoção da saúde mental de universitários e o outro elaborado para ajudar as crianças em idade escolar a vencer o sedentarismo. Também foram vencedores um programa de educação em autocuidado com foco em uma comunidade do Rio de Janeiro e uma cartilha que orienta sobre o uso racional de fitoterápicos.
Clique aqui e saiba mais sobre os ganhadores do ano passado e não deixe de indicar seu trabalho nessa nova edição.
2º Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA
Em 2023, a premiação apresenta três categorias e um reconhecimento jornalístico
COMUNICAÇÃO EM SAÚDE E AUTOCONHECIMENTO
Contempla dois pilares do autocuidado: informação em saúde e autoconhecimento & saúde mental. Está aberta a soluções para promover a capacidade dos indivíduos em obter e entender informações básicas em saúde, assim como a iniciativas em prol do bem-estar mental e autoconsciência.
PROMOÇÃO À SAÚDE
Baseada nos pilares atividade física, alimentação saudável, consciência de atitudes de risco e boa higiene, é destinada a campanhas e intervenções que visem evitar ou reduzir comportamentos
que aumentem o risco de doenças ou morte e, também, práticas pessoais ou ambientais que previnam a propagação de doenças. Abrange, ainda, pesquisas e demais iniciativas com foco em oferecer opções para vencer o sedentarismo e buscar uma dieta equilibrada.
USO RACIONAL DE MIPS E OUTROS PRODUTOS
Abrange soluções que se apoiem no pilar do uso racional e responsável de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e outros produtos e serviços para o autocuidado, envolvendo o gerenciamento seguro e eficaz da saúde do indivíduo (e quaisquer doenças cotidianas ou condições menores), quando apropriado, utilizando-se de medicamentos, produtos ou serviços de modo racional e sem a necessidade de prescrição de um profissional de saúde.
RECONHECIMENTO JORNALISMO E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO SOBRE AUTOCUIDADO
Visa reconhecer o compromisso de jornalistas, colunistas e comunicadores em geral em divulgar informação de qualidade relacionada ao conceito de autocuidado, qualidade de vida e boas escolhas em saúde.
Veja o regulamento completo, saiba como participar e conheça os jurados no site da premiação: premioautocuidadoacessa.com.br.
Para mais informações, envie mensagem para: premioautocuidadoemsaudeacessa@gmail.com
Sobre a ACESSA
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (ACESSA) reúne os principais fabricantes nacionais e internacionais de medicamentos isentos de prescrição (MIPs), que, juntos, representam 80% do mercado brasileiro relevante desse tipo de medicamento. A entidade é a antiga Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (ABIMIP) e mudou de nome em fevereiro de 2022, ampliando seu escopo de trabalho, com o objetivo de acompanhar a evolução na sociedade e no mercado e congregar todos os esforços para ser reconhecida como referência na promoção do AUTOCUIDADO em saúde e bem-estar.
Para mais informações, visite acessa.org.br.
Siga a ACESSA no LinkedIn e no Instagram.