Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

Ao leitor: dieta ou exercício?

Na nova edição de VEJA SAÚDE, investigamos qual das estratégias é mais determinante para emagrecer. Além disso, trazemos projeções sobre a pandemia em 2021

Por Diogo Sponchiato
15 jan 2021, 14h23
dieta-ou-exercicio
Dieta ou exercício: no que vale investir mais quando o intuito é emagrecer? (Foto: Dulla/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Viramos o ano sem poder virar a página da Covid-19. Nos resta encarar a pandemia que não terminou. O aumento no número de casos e internações no fim de 2020 foi um amargo lembrete de que não podemos poupar esforços contra o coronavírus. Dilemas nos foram impostos desde as festas e o início do recesso e das férias escolares — estranho falar em férias, não? Como ficar longe de tanta gente que amamos? Pela saúde de todos e o bem-estar da nação, tivemos que permanecer (e celebrar?) mais reclusos e solitários.

Outros dilemas se avizinham em 2021. Quando começa a vacinação? Haverá vacina suficiente? Precisaremos de quarentenas? Teremos um remédio eficaz contra o vírus? Algumas certezas também. Devemos continuar de máscara, álcool em gel em punho e mantendo distância uns dos outros por aí — mesmo com o imunizante na área.

Outra certeza angustiante: autoridades e boa parte da sociedade brasileira ainda deixam a desejar no enfrentamento da Covid-19. Revoltante! Pois são projeções e ponderações sobre a pandemia, baseadas no parecer de especialistas e pesquisas, que você encontra na reportagem da jornalista Chloé Pinheiro.

Dilemas também marcam as discussões legais e médicas sobre o uso terapêutico da cannabis (a popular maconha). Nada a ver com fumar baseado para ficar bem. Aqui a ideia é lançar mão de remédios à base de compostos da planta com o objetivo de amenizar dores, convulsões e outros sintomas de uma porção de doenças. E tem muita ciência por trás, como mostra a matéria do nosso colaborador carioca André Bernardo.

Outro dilema atemporal revisita nossos lares no início do ano: a promessa de perder peso e ganhar saúde. Fato: mais da metade da nossa população está acima do peso. Longe de ser só uma preocupação estética, a gordura de sobra alimenta problemas no curto e no longo prazo, no corpo e na mente. Mais do que legítimo e necessário pensar em soluções factíveis e sustentáveis para enxugar os quilos extras.

Continua após a publicidade

A provocação e a investigação que propomos, então, é: dieta ou exercício, no que focar neste novo normal? A resposta não é simples (e pode até variar caso a caso), mas é capaz de suscitar reflexões, mudanças de hábito e cumprimento de promessas — acompanhe essa história com a editora Thaís Manarini na reportagem de capa. Dilemas sempre vão existir. Que a gente aprenda com a ciência, tenha bom senso e, mais do que nunca, exerça cidadania para contorná-los.

Arte premiada

Costuma-se dizer que o sucesso de uma revista depende do casamento entre a arte e o texto, a imagem e a palavra. A relação não pode desandar, porque o bom design informa. VEJA SAÚDE mantém a tradição de levar essa filosofia ao pé da letra, trabalho sob a batuta da editora de arte Letícia Raposo, com seu time de designers, ilustradores e fotógrafos. E acaba de ser reconhecida internacionalmente por isso: somos a única revista brasileira a levar medalha no prêmio ÑH 2020, realizado pelo braço espanhol da Society for News Design. Faturamos um bronze com a matéria A Ciência da Sopa, de agosto de 2020, concebida pela Letícia, escrita pela Regina Célia Pereira e fotografada pelo Tomás Arthuzzi. É uma obra de arte!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.