Se a gente esquece da higiene bucal após comer, micróbios e mais micróbios se unem para tomar os dentes e a gengiva. Com o jogo a seu favor, as bactérias vilãs dominam o espaço. Essa espécie de placa propicia, então, o surgimento de encrencas como a periodontite.
Só que ela não causa dor. Por isso, muita gente não dá a devida atenção ao problema. Para piorar, ele é bem agressivo – e não só para os dentes e a gengiva. Abaixo, listamos sete perrengues associados à periodontite e que ocorrem longe da boca.
Problemas cardiovasculares
Algumas bactérias e o processo inflamatório despertado por elas incentivam a formação de placas que entopem as artérias.
Parto prematuro
Moléculas inflamatórias liberadas na boca caem no sangue e podem induzir a saída precoce do bebê.
Em indivíduos com a imunidade comprometida, os bichinhos podem rumar até os pulmões e favorecer o acúmulo de pus.
Gastrite
A bactéria que causa gastrite, a H. pylori, não raro se instala na boca e, quando acha espaço, vai para o estômago criar problemas.
Diabetes
As bactérias bucais pioram a inflamação sistêmica, condição que atrapalha o trabalho da insulina, elevando o risco de o diabetes se instalar.
Artrite
Substâncias de ação inflamatória que surgem na periodontite chegam a desencadear ou agravar o inchaço e a dor nas juntas.
A conexão entre boca e nariz facilita a viagem dos micróbios. Uma vez nos seios nasais, eles irritam a mucosa e instigam a formação de pus.