Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

O que é mastopexia: conheça o “lifting das mamas” e compare com próteses

Semelhante ao processo de aplicação de silicone, procedimento estético tornou-se um dos mais procurados no Brasil. Quais as vantagens e os riscos?

Por João Antonio Streb
20 Maio 2024, 17h50
mastopexia-o-que-e-procedimento-lifting-das-mamas-seios-caidos
A mastopexia pode ser feita com ou sem prótese, dependendo das intenções do procedimento. Além de eliminar o excesso de tecido nos seios, um implante de silicone pode conferir firmeza à silhueta (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Como costuma ocorrer com muitos procedimentos estéticos, a mastopexia não costuma ser feita em função de um problema de saúde. A ideia, aqui, é modificar a aparência através de uma técnica que ganhou fama com o apelido de “lifting das mamas”.

Em termos médicos, a operação consiste na reversão da ptose mamária, expressão técnica para se referir ao que é popularmente chamado de “seios caídos”.

+Leia também: Descobertas abrem nova era para as próteses mamárias de silicone

Quais são os tipos de mastopexia?

As mamas caem naturalmente e se tornam mais flácidas com o envelhecimento, amamentação ou grandes alterações de peso. Apesar do incômodo estético, esse processo não interfere de forma direta na saúde.

Para quem deseja realizar a mastopexia, o excesso de pele e músculo pode ser retirado com uma incisão cirúrgica. O procedimento também permite reposicionar a aréola e bico do seio, dando um aspecto de maior firmeza.

Existem dois tipos de intervenções possíveis para essa modificação estética. A mastopexia se divide em:

Continua após a publicidade
  • Clássica: aplicada apenas para modificar a flacidez dos seios, com a retirada do excesso de pele e reposicionamento do tecido mamário, alterando o contorno e o formato das mamas. A particularidade deste caso está na utilização do próprio tecido da região na recomposição da estrutura dos seios.
  • Com próteses: além do que já é apresentado no método clássico corrigindo a flacidez dos seios, também é possível utilizar próteses de silicone para aumentar as mamas, com mais firmeza. Isso ocorre não só por um desejo por modificar o tamanho, mas para corrigir eventuais assimetrias. Nesse caso, é comum a aplicação da mastopexia com próteses para realizar os dois processos simultaneamente.

Caso o implante seja muito volumoso, é necessário que a prótese seja aplicada três meses antes da mastopexia para que o processo de cicatrização do primeiro procedimento ocorra por completo.

Isso evita que o resultado final não fique fora da expectativa inicial da paciente.

Continua após a publicidade

A recuperação da mastopexia é semelhante ao pós-operatório da aplicação tradicional de silicone. A cicatrização definitiva do rejuvenescimento mamário ocorre após um ano e meio da cirurgia.

Qual a indicação da mastopexia?

A intervenção cirúrgica é indicada para aqueles casos onde existe algum desconforto em relação à aparência das mamas, seja por uma assimetria, flacidez, caimento ou alguma outra questão.

Uma das poucas contraindicações da mastopexia é voltada para as mulheres que ainda desejam ter filhos após a cirurgia. Além de afetar o resultado do procedimento, a modificação nos seios pode causar problemas no ducto mamário, dificultando a amamentação.

Continua após a publicidade

É pertinente lembrar que beleza estética é uma questão extremamente particular e subjetiva. Procedimentos cirúrgicos, por mais consolidados que sejam, demandam um período de preparação e recuperação longo, que tem consequências não só físicas, mas também psicológicas.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.