Maya Massafera revela infecção após cirurgia para remover parte da mandíbula
Complicação pós-operatória ocorreu após técnica de feminização facial
A influenciadora Maya Massafera se submeteu recentemente a uma cirurgia para remover parte do maxilar e deixar o rosto com traços mais delicados. O procedimento, classificado como uma técnica de feminização facial, é uma alternativa procurada por mulheres trans que desejam alterações mais estruturais do que as atingidas por intervenções limitadas à pele e aos músculos.
Nos dias seguintes à cirurgia, porém, Maya revelou estar sofrendo com uma infecção no rosto, uma complicação que pode ocorrer após o procedimento. “Meu rosto tá doendo muito”, contou em uma postagem nas redes sociais no último domingo (2). “Aqui desse lado tá inteiro infeccionado”, explicou, entre lágrimas, ressaltando que já estava tratando o quadro.
Entenda melhor a cirurgia feita por Maya Massafera e os riscos do procedimento.
+Leia também: Saúde da população trans é ameaçada por estigmas e discriminação
Como foi a cirurgia e a complicação enfrentada por Maya Massafera
A cirurgia de feminização facial é um procedimento que busca deixar o rosto com traços considerados tipicamente femininos. Várias técnicas podem ser empregadas nesse processo, mas uma das mais estruturais envolve a realização de alterações nos ossos da mandíbula, que costuma ser mais marcada em homens.
O procedimento é considerado complexo e exige anestesia geral. Além de uma remodelação na mandíbula, podem ser necessárias intervenções em outras estruturas da região, como o maxilar ou o mento (osso do queixo), para garantir formatos mais harmônicos. A cirurgia pode ser um passo importante para a autoestima e bem-estar de muitas mulheres trans que enfrentam a disforia.
A infecção pós-operatória é um dos principais riscos da cirurgia e, embora possa ocorrer em qualquer procedimento, tem uma chance maior de aparecer nessa técnica por envolver intervenções em tecidos variados, desde os moles até a base óssea.
O tratamento costuma ser feito com antibióticos, mas, dependendo da gravidade da infecção, pode ser necessária até mesmo uma nova cirurgia.
No vídeo compartilhado no último domingo (2), Maya contou que havia mudado o tipo de antibiótico e realizaria novos testes para avaliar a sequência do tratamento, mas seu caso era visto com otimismo. Ela também buscou tranquilizar os fãs. “[A infecção] é algo difícil de acontecer, mas, quando acontece, meu estado não é [considerado] anormal,” afirmou, citando o que foi dito pelo médico que cuida do caso.
Histórico de procedimentos
Maya Massafera é conhecida por compartilhar detalhes dos procedimentos variados que já realizou, seja por motivações puramente estéticas ou relacionados ao processo de transição. Segundo relato da própria antes da retirada de parte da mandíbula, já foram mais de 20 operações, e ela pretende fazer mais.
A influenciadora virou notícia em anos recentes por se submeter a uma técnica para mudar a cor dos olhos e a uma glotoplastia, cirurgia que deixa a voz “mais feminina”. Ela também revelou o sonho de realizar um transplante de útero e engravidar, situação que ainda é inédita envolvendo mulheres trans.
Chá da folha de pitanga: para que serve e como fazer
Lô Borges: entenda as causas da morte do fundador do Clube da Esquina
Semente de abóbora: conheça os benefícios e como usá-la
Chá de cajá: descubra se há benefícios na infusão das folhas da cajazeira
“Mounjaro do Paraguai”: entenda os riscos de canetas emagrecedoras sem regulamentação







