Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Extensão de cílios pode causar danos aos olhos

Diferentes técnicas são utilizadas para dar mais volume e comprimento aos cílios, mas será que a estética compensa os riscos?

Por Gabriel Bortulini
24 nov 2024, 08h48
extensao-cilios-cuidados-riscos
Manutenção das extensões deve ser constante (Bermix Studio/Unsplash)
Continua após publicidade

O alongamento ou extensão de cílios é um procedimento cada vez mais comum e procurado, principalmente, por mulheres que desejam cílios mais espessos e compridos.

Intervenções estéticas como essa podem melhorar a autoestima. No entanto, a extensão de cílios exige cuidados e pode ser perigosa: a depender do tipo e da técnica utilizada, pode gerar infecções na córnea e até a alteração permanente da cor dos olhos.

Tipos de extensão de cílios

O tipo mais conhecido de extensão dos cílios é realizado por meio da fixação de fibras postiças (naturais ou sintéticas) nos cílios naturais. Essa técnica deve ser executada por profissionais e exigem manutenção a cada 20 ou 30 dias.

Outro tipo de alongamento de cílios envolve a aplicação de colírios ou sérum para cílios, contendo prostaglandina. Essa substância está presente em colírios para tratamento de glaucoma e, entre seus efeitos colaterais, está o crescimento e o maior volume dos cílios.

Quais os riscos da extensão de cílios?

Os perigos da extensão dos cílios variam conforme o método utilizado.

Continua após a publicidade

Nos casos de aplicação de cílios artificiais com a utilização de diferentes colas, os riscos estão associados principalmente ao próprio contato das substâncias químicas presentes nesses produtos com a região dos olhos. Um dos problemas mais comuns é a blefarite, uma irritação que acomete as pálpebras. As principais complicações incluem:

  • Irritações nos olhos;
  • Inflamações nos cílios;
  • Conjuntivite;
  • Inflamação ou infecção da córnea;
  • Coceira e ardência;
  • Dificuldade de enxergar.

As infecções da córnea, como a ceratite, podem ser bastante delicadas, principalmente quando formam úlceras. O caso exige atenção, uma vez que as lesões na córnea podem prejudicar seriamente a visão ou até provocar a cegueira.

Continua após a publicidade

Já a extensão realizada pela aplicação de sérum para cílios tem riscos relacionados aos efeitos colaterais da prostaglandina ou de medicamentos análogos. Essas reações adversas podem gerar: alteração da cor da íris, inclusive de maneira permanente; olheiras; e diminuição dos tecidos graxos ao redor dos olhos.

Durante a gravidez, essas substâncias são especialmente perigosas, podendo causar malformações do feto e até aborto.

Fez extensão? Saiba os cuidados necessários

Apesar dos riscos, a extensão de cílios é procurada por muitas pessoas. Nos casos da extensão com o uso de cola, o procedimento exige manutenção constante, a cada 20 ou 30 dias, entre outros cuidados como:

Continua após a publicidade
  • Higienização diária;
  • Não coçar ou esfregar os cílios;
  • Não usar produtos como rímel e demaquilantes;
  • Não molhar nas primeiras 24 horas da aplicação.

Além disso, é fundamental que o procedimento seja realizado por profissionais responsáveis. Qualquer tipo de reação adversa é um sinal de alerta. Nesses casos, recomenda-se a remoção imediata com um profissional, além da consulta com um oftalmologista, que poderá avaliar os danos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.